Aprender cidadania e história ficou mais divertido para os alunos da Escola Municipal Caramuru, no Cabral. A unidade ganhou de presente um painel que retrata a história do explorador português Diogo Álvares Correa, patrono da escola. Construída no pátio da unidade pelo artista plástico, Rogéryo Ribeiro, a obra de arte será inaugurada na tarde desta sexta-feira (14), às 16 horas.
Construído em resina com granilha de mármore, o painel tem dois metros de comprimento por 1,40m de largura e retrata as aventuras do explorador português que chegou ao Brasil como náufrago e se tornou herói entre os índios, de quem ganhou o nome Caramuru.
O presente foi oferecido pelo artista plástico e pela comunicadora social Cora Quinteros dentro do projeto Arte Cidadã na Escola, desenvolvido como uma das atividades do programa Comunidade Escola. Alunos, seus familiares e professores participaram do processo de construção do painel.
O primeiro passo foi decidir com que tipo de representação artística o escultor deveria representar o patrono da escola. As opções eram medalhão, busto ou o painel em relevo. Uma votação revelou a opção da maioria pelo painel.
Com o início da obra foi necessário que os alunos pesquisassem em livros e pela internet para conhecer melhor a biografia de Caramuru e auxiliar o artista na construção da obra. Toda a elaboração do painel, no pátio da escola, foi acompanhada, passo a passo, pelos alunos, professores e funcionários da escola.
O projeto Arte Cidadã na Escola foi desenvolvido por Rogéryo e Cora para resgatar a história das personalidades que dão nomes às instituições e promover, a partir de um ícone artístico, o resgate de valores históricos e a importância da conservação de bens artísticos públicos.
Além da confecção da obra artística, o projeto, que conta com apoio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, prevê uma série de atividades culturais entre a comunidade escolar.
Rogéryo Ribeiro trabalha há 15 anos como artista plástico e neste período já desenvolveu inúmeras técnicas e projetos artísticos. Desenvolver o projeto na escola, de forma voluntária, segundo ele, é uma forma de incentivar as crianças a conviver desde cedo com as diferentes manifestações artísticas.