Valquir Aureliano / GPP

Ficou suspensa a divulgação dos editais de resultado final do concurso para vagas na área de saúde do Tribunal de Justiça.

continua após a publicidade

Um concurso do Tribunal de Justiça (TJ) do Paraná para vagas na área de saúde – uma para médico, três para dentista e quatro para auxiliar de enfermagem – teve a divulgação dos editais de resultado final e os efeitos da publicação suspensos pelo órgão. A decisão aconteceu depois que o TJ percebeu um erro na listagem das pontuações divulgada no último dia 30 em seu site e a pontuação real obtida na prova pelos candidatos. Segundo um comunicado do Tribunal, a confusão se deu por causa de um erro na correção entregue pelo Centro Universitário Franciscano do Paraná (Unifae), instituição contratada para executar o concurso.

Quem primeiro notou a confusão foram os próprios candidatos, logo que a lista foi divulgada, no dia 30. Eles viram que a pontuação calculada através do gabarito definitivo e a pontuação atribuída no edital não batiam. Foi por causa do grande número de reclamações recebidas que a Banca Examinadora dos Concursos da Área de Saúde, e da Comissão de Concursos e Promoções percebeu o erro. No dia 1.º, em uma reunião extraordinária, o órgão resolveu suspender a divulgação dos editais de resultado final dos concursos no site do tribunal e sustar os efeitos da publicação no Diário Oficial da Justiça, que circulou na última segunda-feira.

O TJ também determinou à secretaria da comissão que mandasse um ofício à Unifae solicitando esclarecimentos e providências, além de uma conferência detalhada da classificação final, a fim de ter certeza quanto aos resultados a serem republicados. As provas foram aplicadas no dia 24 de setembro.

continua após a publicidade

A assessoria de imprensa da Unifae informou que a entidade é só prestadora de serviços e que não pode se manifestar a respeito dos concursos que organiza.

Pelo lado do TJ, a secretária da banca examinadora dos concursos, Adilene Havro Ferrari, disse que tudo não passou de um equívoco. ?A Unifae usou o gabarito provisório e não o definitivo para processar as notas?, explica. Ferrari ressaltou que o concurso vai ser preservado e que não acredita que os candidatos entrem na Justiça contra a decisão, já que como todos tinham o gabarito, podiam perceber o erro facilmente. A banca examinadora marcou uma reunião para o próximo dia 14 para definir uma nova data para a divulgação do edital com o resultado final.

continua após a publicidade