Novos equipamentos foram apresentados ontem.

O Hospital Erasto Gaertner inaugurou ontem os novos equipamentos e instalações do Setor de Radioterapia. No total, foram investidos cerca de R$ 5,7 milhões, incluindo obras de ampliação e equipamentos de última geração. A instituição atende 300 pacientes por dia.

?Com a chegada dos novos equipamentos, o número de pacientes atendidos será 15% maior e a qualidade também será superior?, explica Isidoro Cestari, médico-chefe do setor de radioterapia.

Entre os equipamentos, destacam-se o acelerador linear (aparelho de radioterapia diferenciado, que não ocasiona efeitos colaterais), o tomógrafo simulador (aparelho que capta a imagem do tumor) e um sistema de planejamento computadorizado, que possibilita a realização da radioterapia com alta precisão, incluindo o mapeamento do órgão a ser tratado em 3D.

Outro novo equipamento obtido com recursos federais por meio de emenda do então senador Roberto Requião, realiza braquiterapia com auxílio da robótica. Nesse caso, o moderno equipamento insere sementes radioativas no tumor, sem agressividade ao paciente e em um menor espaço de tempo.

continua após a publicidade

continua após a publicidade