A Prefeitura de Curitiba prepara um levantamento completo da situação habitacional no município com o objetivo de verificar questões como regularização fundiária e relocação de famílias em áreas da capital e municípios vizinhos. ?Estamos trabalhando numa força-tarefa para identificar os problemas e resolvê-los da melhor forma possível?, anunciou o presidente do Ippuc, Clodualdo Pinheiro Junior, durante encontro promovido pelo Grupo de Especialistas em Despejos Forçados da UN-Habitat.
Realizado ontem, no plenarinho da Assembléia Legislativa do Paraná, o encontro contou com a presença de representantes do Ministério das Cidades, do governo do Estado, Prefeitura, Ministério Público, deputados, vereadores, ONGS e moradores de áreas irregulares ou em processo de regularização.
O presidente do Ippuc propôs aos presentes a criação de uma comissão formada pelos governos federal, estadual e municipal, Poder Legislativo e sociedade civil organizada para auxiliar na busca de soluções. A sugestão foi acatada. Batizada de Curitiba Habitat 2005, ela vai se reunir em 60 dias para uma nova rodada de discussões. ?Para conhecer a fundo o problema, precisamos ouvir as pessoas. É assim que a democracia se consolida. Por isso é importante a realização de encontros como esse?, disse Pinheiro Junior.
O presidente do Ippuc acredita que na próxima reunião do Habitat Curitiba 2005 o assunto avance ainda mais. ?Daqui a dois meses vamos ter um levantamento consistente de todos os problemas e melhorias possíveis?, disse.