A Associação de Preservação Ferroviária de Jacarezinho (APFJ) está acusando a América Latina Logística (ALL) de sucatear e desmontar parte da infra-estrutura do trecho ferroviário compreendido entre os municípios de Marques dos Reis e Joaquim Távora, no Norte Pioneiro. Segundo o presidente da APFJ, João Mendes de Oliveira, a empresa estaria "propositadamente destruindo as linhas do ramal", retirando parte do material da via.
A linha está paralisada desde 2001, com pouca circulação de trens no trecho. "Entramos com pedido na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para utilizar a linha para um projeto de trem turístico, e parece que foi só a ALL saber disso que começou a desmontar as linhas", acusa Oliveira. Segundo ele, a idéia do projeto é preservar o ramal ferroviário.
De acordo com a assessoria de imprensa da ALL, a empresa fez mesmo retiradas de material de uma linha paralela de um pátio desativado em Marques dos Reis há cerca de dez dias, e que tal ação é permitida pelo contrato de concessão, mas frisa que não mexeu na linha principal do trecho. A ALL explica ainda que o trecho está com a passagem temporariamente suspensa, pois não há procura de clientes na região e que, caso a APFJ consiga junto com a ANTT a licença para explorar a linha turisticamente, irá revitalizar o trecho.
Segundo a ANTT, o órgão já enviou uma notificação para a ALL se manifestar sobre as denúncias e técnicos irão fiscalizar o trecho nos próximos dias. Caso seja constatada irregularidade, a empresa é passível de receber penalidades.