Ensino em tempo integral no interior do Estado

O município de Cornélio Procópio, no Norte Pioneiro do Estado, inaugurou nesta semana o programa Educação em Tempo Integral na rede pública, de primeira a quarta série do ensino fundamental. Pela manhã, depois de um café reforçado, as crianças têm aulas que seguem o conteúdo pedagógico.

Após o almoço e descanso de meia-hora, há opções de oficinas de canto e informática, além da prática de esportes e de reforço escolar com acompanhamento da equipe pedagógica.

A primeira experiência está sendo realizada na Escola Municipal Noêmia de Oliveira Bruno, localizada no Jardim Progresso, zona sudoeste da cidade. A escola recebe 115 alunos e foi escolhida por ter a característica de a maioria dos pais trabalhar fora e por ser a única que inicialmente atende as necessidades do programa, como horário das atividades e espaço físico. A intenção é que no início de abril a experiência se estenda para a Escola Municipal Aníbal Campi.

Aos poucos, dependendo da disponibilidade de verbas, espaço e profissionais, a Prefeitura pretende ampliar o programa, podendo chegar a toda a rede pública de ensino em tempo integral no ano que vem. ?Estamos fazendo esse projeto porque era uma prioridade do prefeito para a Educação e uma promessa de campanha do prefeito, Amin Hannouche?, disse a secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Ribeiro de Oliveira.

A exemplo de Apucarana, cidade pioneira em optar pela educação integral, Cornélio não recebeu recursos a mais do governo federal para implantar o programa. ?Precisamos ir adequando o ensino a esta proposta. Hoje nossas escolas são compartilhadas com o ensino de quinta a oitava série e ensino médio. São locais para se dividir a mesma quadra, por exemplo, e onde não há sala de aula disponível o dia todo?, explicou Maria Aparecida.

Agora, é esperar os resultados. ?Além de acompanhar mais o desenvolvimento das crianças, estamos oferecendo oportunidades, pois nem todos os pais têm condições de pagar essas atividades extras que o município começa a disponibilizar?, acredita a secretária.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo