Engenheiros da Sanepar prometem cruzar os braços

Engenheiros da Sanepar prometem cruzar os braços hoje, em todo o Estado, para cobrar reenquadramento salarial. A concentração em Curitiba será começou às 8h, em frente à sede da empresa, no Rebouças. “As distorções na carreira dos profissionais de engenharia continuam e se acumulam a cada ano, o que é inaceitável. Hoje, um engenheiro com 12 anos de casa ganha o mesmo que um que acabou de entrar”, afirma o presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR), Ulisses Kaniak (foto).

Segundo o sindicalista, a revisão da curva salarial foi compromisso assumido há um ano pela Sanepar, com anuência do Ministério Público do Trabalho. A luta pelo reenquadramento levou os engenheiros da empresa, no ano passado, à primeira paralisação da categoria em 50 anos. Para encerrar o movimento, a diretoria incluiu no acordo coletivo de trabalho cláusula de compromisso prevendo revisão da curva salarial no período de um ano e inclusão deste processo. Como o prazo venceu e a Sanepar não cumpriu a promessa, a categoria decidiu pela greve.

Negociações

Em nota, a Sanepar informa que “prioriza o diálogo com todos os 21 sindicatos que representam os cerca de sete mil empregados” e 20 sindicatos já assinaram o acordo coletivo de 2013. Cita que a agenda de trabalho com os engenheiros foi suspensa porque o Senge optou por discutir a questão com o Ministério Público do Trabalho, mas “continua aberta às negociações e confia na responsabilidade e bom senso do Sindicato dos Engenheiros para levar a bom termo o acordo coletivo 2013”.

Destaca ainda que é “uma das poucas empresas de saneamento ambiental do País que cumpre a lei que estabelece piso de nove salários mínimos para os profissionais da categoria” e a complementação para cumprir a lei foi incorporada aos salários desde abril de 2012, não gerando prejuízo ao empregado.

Uma reunião esta marcada para o final da tarde de hoje, onde os trabalhadores definirão o futuro do movimento.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo