Enem não altera cronograma de vestibular no Paraná

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) afirmou ontem que o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não trará prejuízos ao seu cronograma de vestibular.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Concursos da UFPR, Raul Von der Heyden, a princípio, nada muda. “Por enquanto as datas continuam. No dia 29 de novembro faremos a primeira fase e, nos dia 12 e 13 de dezembro, a segunda. Portanto, o adiamento não nos prejudicará”, disse. A instituição continuará a utilizar o Enem como parte da composição da nota final (10%).

Na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que utilizará o Enem como forma única de avaliação de seus candidatos, a situação se repete. “Isso não irá interferir no processo do Sisu (Sistema de Seleção Unificado), bem como na filosofia do novo Enem, que permitirá acesso a mais candidatos do que anteriormente. A credibilidade do Enem continua a mesma”, diz o pró-reitor de graduação e educação profissional da UTFPR, Maurício Alves Mendes.

Já em algumas faculdades particulares a preocupação do adiamento do novo Enem gira em torno da nova data, que, quando definida, poderá coincidir com seus processos seletivos de verão.

A Faculdade Evangélica do Paraná, cujo vestibular será no dia 15 de novembro, informou que irá aguardar uma posição oficial do Ministério da Educação (MEC), para então pensar numa estratégia, assim como a Universidade Tuiuti do Paraná, cujo vestibular acontece dia 22 de novembro.

Nos cursinhos de Curitiba, onde a preparação para os vestibulares de verão, bem como para o Enem, estão a todo vapor, candidatos avaliam que o adiamento foi positivo, pois dará mais tempo para estudar.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo