Foto: Lucimar do Carmo/O Estado |
Santa Edwiges, padroeira dos pobres e endividados. continua após a publicidade |
Na próxima segunda-feira, fiéis do mundo inteiro devem rezar e pedir forças para arcar com suas dívidas. Em 16 de outubro, é comemorado o Dia de Santa Edwiges, considerada a padroeira dos pobres e endividados e protetora das famílias. Em Curitiba, existe uma única paróquia que leva o nome da santa. A mesma foi inaugurada no ano de 2002 e fica localizada no Caiuá, na Cidade Industrial (CIC). No decorrer da semana, em função da data comemorativa, o lugar estará em festa, recebendo visitantes de quase toda a cidade.
Amanhã, serão realizadas missas às 8h30, 10h, 15h e 19h, além de carreata com a imagem da santa. Na segunda-feira, serão celebradas missas às 15h e às 19h30 e comercializado um bolo contendo no recheio imagens de Santa Edwiges.
O encerramento das comemorações acontece no dia 22, com a realização de um almoço ao meio-dia e de um bingo às 14 horas. ?Santa Edwiges teve uma vida bastante dedicada ao bem-estar do próximo. Ela sempre se colocou ao lado das famílias, das viúvas, dos órfãos e dos leprosos, curando feridas, levando alimentação e roupas aos mais carentes. Foi um grande exemplo de amor?, diz o pároco responsável pela Paróquia Santa Edwiges, padre Raimundo Alves Ferreira.
A paróquia fica na Rua Ulisses Aurélio Visinono, 636. Telefone de contato: (41) 3249-4640.
Vida
Santa Edwiges, também tida como a padroeira da Polônia, nasceu em 1174, na Alemanha, em ambiente de muito luxo e riqueza. Se casou aos doze anos de idade, tendo seis filhos, dos quais dois morreram jovens. Junto com o marido, que carregava o título de príncipe da Silésia (atual região da Polônia), construiu igrejas, mosteiros, hospitais, conventos e escolas. Após ficar viúva, foi morar no Mosteiro de Trebnitz, na Polônia, no qual uma de suas filhas era superiora. Foi lá que deu continuidade à sua caminhada rumo à santidade.
Em determinada ocasião, ao visitar um presídio, descobriu que muitos prisioneiros ali se encontravam por não conseguirem arcar com suas dívidas. Com os próprios recursos, pagou as dívidas de muitos, fazendo-os voltar a suas famílias. Morreu em 15 de outubro de 1243. Porém, seu dia é comemorado em 16 de outubro porque no dia 15 já é celebrada Santa Tereza de Ávila. Foi canonizada pelo papa Clemente IV, em 26 de março de 1267.