Endividados se preparam para o Dia de Santa Edwiges

Na próxima segunda-feira, fiéis do mundo inteiro devem rezar e pedir forças para arcar com suas dívidas. Em 16 de outubro, é comemorado o Dia de Santa Edwiges, considerada a padroeira dos pobres e endividados e protetora das famílias. Em Curitiba, existe uma única paróquia que leva o nome da santa. A mesma foi inaugurada no ano de 2002 e fica localizada no Caiuá, na Cidade Industrial (CIC). No decorrer da semana, em função da data comemorativa, o lugar estará em festa, recebendo visitantes de quase toda a cidade.

Amanhã, serão realizadas missas às 8h30, 10h, 15h e 19h, além de carreata com a imagem da santa. Na segunda-feira, serão celebradas missas às 15h e às 19h30 e comercializado um bolo contendo no recheio imagens de Santa Edwiges.

O encerramento das comemorações acontece no dia 22, com a realização de um almoço ao meio-dia e de um bingo às 14 horas. ?Santa Edwiges teve uma vida bastante dedicada ao bem-estar do próximo. Ela sempre se colocou ao lado das famílias, das viúvas, dos órfãos e dos leprosos, curando feridas, levando alimentação e roupas aos mais carentes. Foi um grande exemplo de amor?, diz o pároco responsável pela Paróquia Santa Edwiges, padre Raimundo Alves Ferreira.

A paróquia fica na Rua Ulisses Aurélio Visinono, 636. Telefone de contato: (41) 3249-4640.

Vida

Santa Edwiges, também tida como a padroeira da Polônia, nasceu em 1174, na Alemanha, em ambiente de muito luxo e riqueza. Se casou aos doze anos de idade, tendo seis filhos, dos quais dois morreram jovens. Junto com o marido, que carregava o título de príncipe da Silésia (atual região da Polônia), construiu igrejas, mosteiros, hospitais, conventos e escolas. Após ficar viúva, foi morar no Mosteiro de Trebnitz, na Polônia, no qual uma de suas filhas era superiora. Foi lá que deu continuidade à sua caminhada rumo à santidade.

Em determinada ocasião, ao visitar um presídio, descobriu que muitos prisioneiros ali se encontravam por não conseguirem arcar com suas dívidas. Com os próprios recursos, pagou as dívidas de muitos, fazendo-os voltar a suas famílias. Morreu em 15 de outubro de 1243. Porém, seu dia é comemorado em 16 de outubro porque no dia 15 já é celebrada Santa Tereza de Ávila. Foi canonizada pelo papa Clemente IV, em 26 de março de 1267. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo