A Rede Paranaense de Apoio aos APLs (Arranjos Produtivos Locais), coordenada pela Secretaria de Estado do Planejamento, promove nesta quinta-feira, 28, um encontro de gestores de todos os arranjos do Paraná. Participam da reunião representantes do Sebrae e do Sistema Fiep, parceiros no projeto.

continua após a publicidade

O encontro tem como meta a criação de uma rede de cooperação entre os APLs do Paraná e a disseminação de conhecimentos e melhores práticas de gestão dos arranjos.

Além de recursos do governo do Estado, os APLs do Paraná passam a ser beneficiados com recursos do governo federal e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

No final de 2006, seis arranjos passaram a receber recursos do governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

continua após a publicidade

A partir deste ano, cinco novos arranjos passaram a ser beneficiados. São os APLs de Confecções do Sudoeste, de Equipamentos e Implementos Agrícolas de Cascavel e Toledo, Malhas de Imbituva, Mandioca e Fécula de Paranvaí e de Software de Maringá.

Dos 22 APLs do Estado, nove vão receber recursos do BID. Serão beneficiados o APL de software de Curitiba; de esquadrias de madeira, de União da Vitória; de confecções, do Sudoeste; de móveis de madeira, de Arapongas, de bonés, de Apucarana; metais sanitários, de Loanda; de confecção, de Cianorte e Maringá; de equipamentos e implementos agrícolas, de Cascavel e Toledo; e equipamentos médicos e odontológicos, de Campo Mourão.

continua após a publicidade

O encontro em Curitiba vai contar com a presença da diretora do Departamento de Micro e Pequenas Empresas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Cândida Maria Servieri.

A reunião dos gestores de APLs têm início às 8h30, na sede do Sebrae, na Rua Caeté, 150, Prado Velho, em Curitiba.