Encontro discute educação como transformação social

Com o objetivo de discutir as boas práticas educacionais como ferramenta para a melhoria nas condições de vida, o Instituto Bom Aluno está promovendo o 1.º Encontro Brasileiro de Transformação Social. Realizado na sede do instituto em Piraquara, o evento, que começou ontem e termina hoje, conta com palestras sobre diversos temas ligados à educação.

De acordo com o diretor corporativo da BS Colway, Ozil Coelho Neto, empresa que criou e sustenta o projeto, a idéia principal do encontro é conscientizar empresas e cidadãos sobre seu papel como agentes para a transformação social. ?A solução para os problemas sociais que enfrentamos hoje não passa só pelo governo, mas também pela sociedade?, disse.

Criado em 1993, o Bom Aluno atende hoje 400 meninos e meninas de baixa renda em todo o Estado. ?Eles são selecionados na sexta série, com base em freqüência, desempenho e interesse, e ficam conosco até onde o sonho permitir.? Mas até onde vai esse sonho? ?Até Harvard, se o aluno quiser?, completou. Além do Paraná, o projeto atua em mais cinco estados, atendendo cerca de mil estudantes. ?Nesses 14 anos formamos muitos profissionais. É uma iniciativa vencedora?, definiu.

Família

Palestrante do encontro, a psicóloga e mestre em educação Rosemary Damaso Padilha destaca a importância da escola como local de aprendizagem não só para meninos e meninas, mas para toda a sociedade. ?Hoje temos pais que não sabem como educar seus filhos. Com a ausência cada vez maior da figura paterna, também observamos que as crianças estão com problemas para entender limites. Tanto que cada vez mais os pais abdicam dessa responsabilidade e pedem que a Justiça faça isso por eles?, disse.

Em sua dissertação de mestrado, ela estudou a resolução pacífica de conflitos. Sua idéia agora é trazer a família para dentro da escola para que, em conjunto com os filhos, ambos trabalhem juntos com os profissionais do ensino para uma educação mais completa e adequada para cada fase do desenvolvimento infanto-juvenil. Para Rosemary, a atual desestruturação da família faz com que, muitas vezes, o trabalho educacional feito com os alunos não tenha bons resultados. ?A família é a responsável pela moldura do padrão de interação de uma criança. Por isso, não devemos educar somente os jovens, mas também os adultos?, concluiu.

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