A Prefeitura participou nesta quinta-feira (25), por meio da presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika, e do presidente da Fundação Cultural, Paulino Viapiana, do debate sobre o Carnaval 2010 promovido pela Câmara Municipal de Curitiba, no Teatro Paiol.
Juliana falou sobre o papel dos eventos no incremento do fluxo turístico, e destacou que o instituto apoia manifestações culturais na cidade, entre elas o carnaval. “O Ministério do Turismo fez recentemente uma pesquisa sobre o que atrai o estrangeiro ao Brasil. Belezas naturais não estão no topo da preferência. O que realmente atrai o estrangeiro é a identidade cultural do brasileiro. E o carnaval é a maior manifestação cultural do país, independente do formato, mesmo não tendo o mesmo porte que o do Rio de Janeiro ou o da Bahia”.
Segundo Juliana, eventos culturais, esportivos e de lazer são os que mais têm potencial para atrair visitantes a Curitiba. “Se o turista chegar à cidade e gostar do que vê vai querer ficar mais tempo e, com isso, movimentar a economia. Esse movimento beneficia vários setores e acaba incrementando também o carnaval”, disse.
Paulino Viapiana abordou no debate as políticas públicas de cultura para o carnaval curitibano. “Foi uma oportunidade excepcional para se discutir o carnaval, como torná-lo mais profissional e com uma cara de Curitiba”, disse.
A série de debates foi organizada pelo vereador Jair Cézar, com a intenção de tornar o carnaval curitibano mais atraente e com maior participação popular. “Trabalhamos por uma Curitiba que considera a opinião coletiva. Buscaremos encontrar sugestões para engrandecer o carnaval”, comentou Jair Cézar.
Participaram do debate o carnavalesco Glauco Souza Lobo, que destacou os aspectos da história do carnaval, a antropóloga Selma Baptista, que abordou o carnaval curitibano; o jornalista e compositor Cláudio Ribeiro, que falou de escolas de samba, blocos, ranchos e outras participações no carnaval; o especialista em cultura afrobrasileira Marco de Oliveira, que apresentou o tema entidades carnavalescas e a inclusão social, e o jornalista e comentarista da rádio CBN Curitiba Luiz Geraldo Mazza. Mazza falou sobre a imagem do carnaval de Curitiba em relação a outras cidades.