A abertura oficial da quarta edição do Programa de Estudos Avançados para Líderes Públicos foi realizada na noite desta quarta-feira, dia 15, em Foz do Iguaçu, oeste do Paraná. A cerimônia contou com a presença de prefeitos, vice-prefeitos, secretários, vereadores, diretores de empresas públicas e deputados estaduais da maioria dos municípios paranaenses, que lotaram o auditório de eventos do Rafain Hotel.
?O Líderes Públicos é um Programa prioritário para o Sebrae no Paraná pelo seu potencial de gerar resultados em grande escala. O evento deste ano concentrou o maior número de participantes que já tivemos em uma edição do Líderes Públicos?, comemora Allan Campos Costa, que assumiu o cargo de diretor superintendente do Sebrae no Paraná na tarde de quarta-feira.
A melhoria da gestão pública do município e a adoção do Programa como ferramenta de desenvolvimento regional sustentável foram destacadas por Darci Piana, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Paraná, durante a abertura do evento. Piana fez uma breve retrospectiva das edições anteriores do Programa e reforçou a importância dessa capacitação para os municípios, principalmente os de pequeno porte.
?O Paraná dá exemplo ao País de como se faz uma gestão pública efetiva e o Sebrae no Paraná participa com muita honra desde a primeira edição do Líderes Públicos. Ainda há muito o que ser fazer, mas nosso objetivo é de que essa parceria possa melhorar ainda mais a gestão dos municípios paranaenses?, destacou Piana.
Na cerimônia de abertura, o governador Roberto Requião ressaltou a importância da participação dos líderes públicos apoiarem o trabalho das micro e pequenas empresas para o desenvolvimento sustentável dos municípios e, conseqüentemente, do Paraná. ?Não vamos dar a uma multinacional aquilo que não podemos dar às pequenas e médias empresas. É claro que o governo quer a vinda de montadoras para o Estado. Mas quero que as pequenas empresas, de pequenos municípios, acumulem tecnologia?, disse o governador.
O prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald, ressaltou a importância da troca de experiência e conhecimento entre os líderes como ferramenta de capacitação e formação de líderes para a gestão pública. ?Ninguém melhor que o prefeito sabe das carências e necessidades de cada município. Por isso cada vez mais se faz necessário aprimorar o conhecimento.?
O secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Luiz Forte Netto, defendeu o planejamento estratégico como ferramenta de gestão. Segundo ele, com isso, os agentes políticos têm condições de melhorar o ?mapa? do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Forte Netto destacou também a importância da parceria entre Sebrae, Governo, Associação dos Municípios e Femupar. ?Não vim aqui hoje para falar de obras públicas, mas de conceitos, posicionamentos e posturas políticas. Temos de sair dessa lógica excludente. O que nos move é a dívida que a sociedade tem com os, historicamente, excluídos.?
Enio Verri, secretário de Estado do Planejamento e Coordenação Geral, que também participou da abertura dos trabalhos, discursou sobre a importância das políticas públicas para a economia dos municípios e fez uma prévia sobre a palestra da manhã desta quinta-feira, dia 16. A temática envolve a implementação dos Planos Regionais de Desenvolvimento Estratégico (PRDE), como forma de promover o desenvolvimento local e regional a partir das micro e pequenas empresas.