Expectativa

Encerrada segunda fase do vestibular da UFPR

A segunda fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) terminou, ontem, com participação de 10.900 candidatos, tendo 5,43% de faltantes depois do segundo dia das provas específicas. A instituição também divulgou que irá usar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para compor a média final.

Para os primeiros alunos que deixaram as salas de prova, o conteúdo de Matemática foi considerado o mais difícil. “Biologia estava tranquilo, mas Matemática era mais para decorar que para pensar”, avaliou Vinícius Machado, 19 anos, que tenta vaga para Agronomia.Milene Szargiki Silveira, também de 19 anos, que veio de São Sebastião da Amoreira, Norte Pioneiro do Paraná, para fazer a prova, concorda. “Era muito cálculo, muita fórmula. Não estudei para fazer isso e não sabia que a prova seria dissertativa”, confessou.

Esperança

Quem não foi tão bem ontem e prestou o Enem continua com esperanças, já que a UFPR confirmou que vai utilizar a nota do exame para compor 10% do desempenho final do candidato ao vestibular.

Divulgado inicialmente, esse critério foi colocado em dúvida depois do vazamento da prova do Enem e a demora que acarretaria na divulgação dos resultados. “Recebemos a garantia do Ministério da Educação que o desempenho do Enem vai ser informado até 15 de janeiro”, afirmou o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho. O resultado da UFPR sai até 22 de janeiro.

Mudanças

A UFPR já anunciou algumas mudanças para o próximo processo seletivo. No curso de Medicina, a prova específica de Filosofia será substituída por Biologia. Já o curso de Engenharia Cartográfica ganha uma nova prova específica: Matemática.

Quem quiser vaga no curso de Música, terá que se aplicar a uma prova de habilidades específicas que será eliminatória e que vai acontecer antes da primeira fase do vestibular.

Prova na internet

O caderno de provas para conferência dos candidatos já está disponível no site do Núcleo de Concursos da UFPR (www.nc.ufpr.br). Do total de 43,7 mil inscritos no exame de seleção, 15,4 mil foram convocados para a segunda fase para disputar as 5.334 vagas ofertadas.

Os cursos mais concorridos foram Medicina (34,23 candidatos por vaga), Publicidade e Propaganda (22,33) e Biomedicina (21,17). Entre os alunos cotistas, apenas 462 que optaram pelas cotas raciais participaram da segunda fase, dos 1.995 que se inscreveram no processo seletivo. Dos cotistas sociais, 2.669 finalizaram a última etapa, dos 9.221 que iniciaram o processo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo