As empresas de transporte coletivo de Curitiba estão propondo a criação do “Interterminais”, para reforçar o transporte entre os terminais dos eixos principais: Cabral, Capão da Imbuia, Hauer, Portão e Campina do Siqueira.

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Além disso, as empresas sugerem a construção de mais trechos de faixas exclusivas, inicialmente na continuidade da canaleta da Rua Alferes Poli e no acesso ao terminal do Guadalupe, pela Rua Conselheiro Laurindo. A ideia é facilitar a movimentação de pedestres, ônibus e veículos e melhorar a fluidez no trânsito.

Estas e outras propostas fazem parte de um estudo realizado por um grupo técnico e o consórcio CWBBUS (assessoria técnica dos consórcios), denominado “Projeto 24 Meses”.

O estudo foi um item exigido pela Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) no contrato que as empresas de ônibus coletivo assinaram durante a nova licitação ocorrida no ano passado. Os consórcios que ganharam a licitação para operar no município foram: Transbus, Pioneiro e Pontual.

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“A ideia é fazer um melhor aproveitamento da infraestrutura já instalada para ônibus no município”, explica o engenheiro de transportes, Alan Cannell, um dos integrantes do grupo de estudo.

De acordo com o engenheiro, o estudo será um novo marco no transporte coletivo da cidade e apresentará soluções baratas e simples com o objetivo de aumentar a velocidade média e a eficiência do sistema.

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O estudo já foi entregue ao presidente da Urbs, Marcos Isfer. A Urbs está avaliando as propostas das empresas e colocará em prática as de resultado viável para o município.

Com relação às canaletas de ônibus, a Urbs já tem alguns projetos para o transporte coletivo em vários pontos da cidade. “O projeto das empresas de ônibus coletivo é um avanço para a cidade”, disse a Urbs por meio de sua assessoria de imprensa.