Empresários conseguiram fechar bons negócios nos quatro dias de Feira do Empreendedor do Paraná, realizada em Londrina, norte do Estado. O diretor técnico da Stamp, José Terrabuio Júnior, comercializou 15 “máquinas manicure” e faturou nada menos que R$ 195 mil no evento, encerrado no domingo (18). “O resultado foi fantástico. Fizemos negócios com pessoas de Foz do Iguaçu, Londrina, Apucarana, Curitiba, São José dos Pinhais e até com clientes do interior de São Paulo”, diz.

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Cada “máquina manicure” custa R$ 13 mil. O dispositivo funciona como uma impressora para pintar unhas, possibilitando ao cliente escolher entre 16 milhões de cores e estampas. “Diferentemente de outras feiras que participamos, o público que recebemos na Feira do Empreendedor de Londrina era formado, em sua maioria, por pessoas que queriam abrir seu próprio negócio”, afirma José Terrabuio Júnior. Segundo ele, o retorno do investimento na máquina ocorre em até um ano.

Na área de franquias, a expositora It Beach, que comercializa sandálias em quiosques de shopping centers, foi ao evento para prospectar candidatos a abrir filiais no Shopping Catuaí, em Londrina; e também na cidade paranaense de Maringá. “O resultado foi acima do esperado. Temos oito candidatos e, para escolher qual deles ficara à frente da filial, vamos ter que fazer um processo de seleção dentro da empresa e verificar qual tem o nosso perfil”, disse o diretor de Marketing da It Beach, Osvaldo Dias.

A franquia de escola de idiomas e agência de intercâmbio USA International manteve 50 contatos na Feira do Empreendedor. “É um número superior ao de qualquer feira que já participei”, disse o diretor presidente da empresa, Dorival Antunes. Segundo ele, o resultado da participação deverá ser a abertura de seis novas filiais no Paraná. “Nós somos de São Paulo e não tínhamos nenhuma escola no Paraná”, explica Antunes. “Esse evento foi uma excelente porta de entrada para o Estado”, acrescenta.

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A empresa Tutores fechou negócio com um casal de Londrina. Em breve, a franquia especializada em aulas de reforço escolar terá uma filial na cidade, que será instalada na Avenida Higienópolis gerando empregos para professores e funcionários administrativos. O presidente da Tutores, Artur Hipólito, sempre participa das feiras do Sebrae. “Os resultados são muito positivos, tanto para os donos das franquias, como para quem quer abrir um negócio”, diz. “Devido a sua grandiosidade, a feira deveria ser anual”, defende.

A Supera, franquia de escolas que oferecem exercícios de desenvolvimento do raciocínio lógico, para melhorar o desempenho escolar e a concentração, também encerrou sua participação Feira do Empreendedor do Paraná com boas perspectivas de negócio. “Em três dias, tivemos mais de 20 possibilidades reais de negócios. Em muitas delas, já estamos com mais de 50% da negociação adiantada. Há grandes chances de abrir filiais novas nas cidades de Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu e Cascavel”, diz o diretor de expansão da empresa, Marcelo Ribeiro.

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Segundo Ribeiro, além da boa cobertura da mídia, que facilitou os contatos, o público qualificado e bem focado foi o diferencial no evento. “A iniciativa do Sebrae de fazer as caravanas, convidando pessoas que realmente tinham interesse em abrir o próprio negócio em várias partes do Paraná, fez toda a diferença”, avalia.

A Sabottiere, empresa que fabrica máquinas de sorvete italiano, participou pela primeira vez de uma feira. “O resultado foi muito bom, conseguimos vender 15 máquinas, para cidades de todo o Paraná. E ainda existem aqueles clientes cujas negociações só serão finalizadas depois do evento”, diz o proprietário da empresa, Igor Ronaldo Goy. Como destaques, Igor enumera a maneira igualitária na distribuição dos estandes entre os expositores. “Todos tiveram o mesmo espaço, não foi cobrado nada isso ajuda as empresas que estão começando.”

Promovida pelo Sebrae no Paraná para alavancar negócios em todas as regiões do Estado, a Feira do Empreendedor 2008 superou as metas inicialmente traçadas pela organização do evento. Os dados totalizados no sábado (16) revelam que, mesmo um dia antes do encerramento da feira, o número de visitantes havia chegado a 13.577, número superio ao da meta 12 mil pessoas. A quantidade de alimentos não-perecíveis arrecadada até o sábado era de 3,5 toneladas.