Após o banho de água fria que o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, deu nos curitibanos ao anunciar a possibilidade de cidade ficar de fora da Copa do Mundo, o trade turístico do Paraná resolveu se manifestar em defesa da permanência da capital no torneio. Os empresários defendem que a exclusão do Mundial prejudicaria a imagem da cidade por anos. Outro ponto levantado durante reunião na sede da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR) é que o estado deixaria de arrecadar milhões em impostos.
Os empresários ainda preferem deixar a palavra “preocupação” para depois do dia 18 de fevereiro, prazo final dado por Valcke para verificar a evolução das obras na Arena da Baixada. “Independente do que está ocorrendo com o estádio, acreditamos que não há possibilidade de Curitiba ficar de fora. Se isso ocorrer, todos irão perder, principalmente a cidade, que terá uma mancha que ficará por mais dez anos”, afirma o presidente do Sindicato de Empresas de Hospedagem e Alimentação (Shea), Marco Antonio Oliveira Fatuch.
“Muitas pessoas abordam o evento pelo lado político ou pelo lado dos clubes. Mas nós sabemos que apenas no ramo de bares e restaurantes teremos um aumento de 5 mil empregos durante maio, junho e julho”, diz o presidente da Abrasel, Luciano Bartolomeu. Ele afirma que o ramo de alimentos contribui com 33% da arrecadação de impostos e prevê que com o Mundial haverá um crescimento de 10% nesse setor.
Ação conjunta
O presidente do Instituto Municipal de Turismo, Paulo Colnaghi Ribeiro, diz que a prefeitura não trabalha com a possibilidade de não haver Copa. “Estamos fazendo um esforço enorme para que tudo ocorra dentro do que todos haviam programado. Temos total confiança de que na próxima visita esses rumores acabarão”.
O secretário considerou o manifesto como um sinal de preocupação conjunta. “Bilhões foram investidos e é natural que haja preocupação. Mas estamos confiantes”, disse. Também estiveram presentes a presidente do Paraná Turismo, Juliana Vosnika, o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens, Roberto Bacovis, e do Convention Bureau, Dario Paixão.