Com um sonho na cabeça, muitas idéias e dúvidas, empresários e futuros empresários procuraram as diversas soluções oferecidas pelo Sebrae, durante a Semana da Pequena Empresa, realizada de 1º a 5 de outubro. Para os que já são empresários, o evento que movimentou todo o Paraná foi uma oportunidade para ampliar o conhecimento, fortalecer suas empresas e dar um novo rumo aos seus negócios. Para os que desejam ser empresários, a Semana foi um primeiro contato com o Sebrae, um estímulo à abertura planejada e orientada de uma pequena empresa.

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Hilário Piffer, representante de uma empresa de distribuição de alimentos, participou de todas as palestras realizadas durante a Semana em Londrina. Com 69 anos, Hilário tem planos de montar uma loja de produtos alimentícios para classe A. "As palestras foram excelentes e vieram ao encontro do que estava buscando. Na minha loja quero implantar tudo o que existir de mais moderno em tecnologia. Quero inovar e fui buscar isso no Sebrae. Há cinco anos participo de treinamentos e eventos realizados pela entidade buscando conhecimento para atuar no mercado. Os empresários precisam se modernizar e se atualizar e o Sebrae é um grande parceiro para isso."

O empresário Clodoaldo Cristofoli, que fabrica apoiadores de pé, suportes para computadores e móveis, buscou as soluções do Sebrae na tenda montada em Cascavel. "Fui atrás de conhecimento para administrar e de informações sobre o registro de desenhos técnicos, orientações em marketing, formação de preços de venda, dentre outras. Temos a idéia de fazer um vídeo para apresentar a empresa e falar da importância da segurança no trabalho. Muitas pessoas acham que somos fiscais. As orientações do Sebrae me ajudaram, mas esse foi só o primeiro passo", avisa o empresário.

Tânia Mara Wesartb, que já foi proprietária de um spa em Irati, foi freqüentadora assídua da Semana, em Curitiba. A experiência e a sede por conhecimento estão sendo fundamentais para o novo projeto que ela desenvolve, em parceria com uma grande empresa do setor hoteleiro. De olho na programação e atenta aos detalhes que podem incrementar seu projeto, Tânia assistiu a 23 das 48 palestras oferecidas pelo Sebrae na Capital. Tânia freqüentou o Sebrae todos dos dias da semana. "Vim atrás de soluções administrativas, mas encontrei muito mais", conta.

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Novos desafios

Luiz Carlos Silvestre, proprietário de uma lan house em Pato Branco visitou a tenda do Sebrae, montada na praça. Ele, que já é cliente do Sebrae, aproveitou para rever os amigos que trabalham na entidade e para buscar informações de como ampliar a área de atuação do seu empreendimento. "Tudo que possa trazer melhoria para a empresa é válido. Quero melhorar questões como viabilidade do negócio, ampliação de atendimento e quem sabe, aumento de faturamento", comentou. Em Pato Branco, além do atendimento na tenda, os consultores do Sebrae visitaram também as empresas que estão concentradas ao redor da praça. "Não acredito que o Sebrae veio até a minha empresa", surpreendeu-se Miraldo Rodrigues, proprietário de uma loja que atua no segmento de ótica e joalheria. "Com certeza é uma iniciativa muito importante, nós precisamos disso", completou o empresário.

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Aos 24 anos, Iana Priscila Soares Franco, de Maringá, prepara-se para assumir um novo emprego em uma indústria de produtos naturais. Recém-formada em Ciências Contábeis, a jovem não possui nenhuma experiência na área de finanças, o que a deixava receosa para desempenhar o cargo de assistente financeira. Por indicação do próprio entrevistador, participou das oficinas de finanças do Sebrae, na Semana. "As oficinas deram dicas bem práticas e pontuais. Já estou de olho nas futuras programações para participar novamente. Sinto-me mais preparada", diz.

O relacionamento do Sebrae com a proprietária de uma empresa de mangueiras hidráulicas, Sônia Maria Cabral Leão, já vem de tempos. Há sete anos, quando decidiu começar seu próprio negócio, a empresária e o marido procuraram o Sebrae, buscando informações sobre o ramo e orientação para abrir a empresa. Na Semana, Sônia participou de todas as oficinas de gestão (foram cinco ao todo) e de outras seis oficinas de finanças, realizadas no escritório regional do Sebrae em Maringá. "Meu objetivo é ampliar o negócio e contratar mais funcionários. Estou otimista, porque estou determinada e, com a ajuda do Sebrae, tenho todas informações que preciso", aposta.

Novos conceitos

Os sócios Adriano Costa e Wagner de Lima, que possuem um projeto na área de entretenimento eletrônico, participaram da Semana, em Curitiba. A futura empresa está em fase "embrionária" e a preocupação maior de Adriano e Wagner, quando chegaram ao Sebrae, era com relação ao ponto de venda, já que, além da loja virtual, os sócios também pretendem abrir um espaço para atendimento presencial. "Recorri ao Sebrae em outras oportunidades e acho muito bom o serviço para esclarecer as dúvidas, que não são poucas", diz Wagner.

Danilo Ramalho Malucelli é formado em Administração de Empresas e com 24 anos montou o seu primeiro negócio, uma ótica, aberta em abril deste ano. Sem ter feito pesquisa ou plano de negócio, Danilo se guiou pela experiência adquirida na administração de uma clínica em Londrina. Mas, acabou sentindo necessidade de ter uma consultoria que o ajude a vencer os obstáculos internos e externos ao seu negócio. Na Semana da Pequena Empresa, ele foi ao Sebrae e já se inscreveu num projeto e em cursos de treinamento. "Procurei o Sebrae porque acredito ser importante me sentir respaldado, incentivado e ajudado a conhecer e a implantar modificações necessárias para ser competitivo no mercado", afirmou.