O empresário Carlos Eduardo Andersen, 37 anos, morador no Boa Vista, decidiu mudar a sua rotina ontem para proteger o meio ambiente. Ele trocou por um dia o seu emprego, sua casa e família para se acorrentar a uma árvore na Rua João Havro e impedir que fosse cortada por funcionários da prefeitura de Curitiba.

continua após a publicidade

Os galhos da paineira, que tem aproximadamente 70 anos, começaram a ser podados na sexta-feira. Segundo Andersen, imediatamente um grupo de moradores se juntou para impedir o corte da árvore.

“Ficamos surpresos ao saber que a árvore seria cortada. Conseguimos rapidamente fazer um abaixo-assinado e pedir auxilio de advogado. Ele entrou com mandado de segurança e pediu para fazermos de tudo para segurarmos a árvore em pé”, disse.

Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), após o abaixo-assinado de alguns moradores pedindo o corte da árvore, funcionários da prefeitura inspecionara e constataram a necessidade da paineira ser podada. O laudo técnico comprova os danos causados pela paineira no calçamento, na rede de esgoto e na parte estrutural das residências. O corte foi suspenso temporariamente e, nos próximos dias, funcionários da prefeitura farão nova avaliação no local. Entretanto, Andersen criticou a postura de outros moradores que pedem o corte da árvore. “Só saio do local quando eu tiver em mãos um documento oficial da Justiça ou da prefeitura. Tudo o que foi falado é superficial e vou ficar aqui para garantir a integridade da árvore”, garantiu Andersen, que é morador do Boa Vista desde que nasceu.

continua após a publicidade

Blog

O morador foi mais longe e criou um blog que defende a causa e abre espaço para discussões e manifestações para defender a natureza. O endereço é www.vandaloverde.blogspot.com.

continua após a publicidade