Os 28 funcionários da empresa Potencial Montagem Eletromecânica, na Cidade Industrial de Curitiba, não conseguiram trabalhar ontem. Quando chegaram no local, as portas estavam fechadas.
Segundo relato dos empregados, uma secretária os avisou que a empresa não abriria mais. Eles tentaram entrar em contato com os donos da fábrica, mas não obtiveram sucesso.
A empresa mudou de donos há três meses e, desde então, os trabalhadores passaram a sofrer com atrasos de salários. Os vencimentos que deveriam ser pagos no início de julho não foram depositados.
Diante disso, alguns funcionários procuraram ontem a Superintendência do Trabalho e Emprego, órgão do Ministério do Trabalho. Mas isso foi antes de se depararem com as portas fechadas.
?Apenas nos informaram que a firma pediu falência e que cada um procurasse seus direitos?, contou a funcionária Keli Maidl. ?Além de tudo isso, nossos pertences estão dentro da empresa e nossas carteiras de trabalho não tiveram baixa?, reclama Solange Santos, outra funcionária. ?Também havia gente trabalhando sem carteira de trabalho?, denuncia a funcionária Angela Alexandre.
Segundo os empregados, o motivo de fechamento seria o cancelamento do único contrato que a empresa possuía. A reportagem de O Estado tentou contato com os responsáveis pela empresa.
O único que atendeu o telefone não quis prestar esclarecimentos e não respondeu aos questionamentos sobre o assunto. Os funcionários repassaram outros contatos dos donos, mas não houve resposta.