O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) autuou, na quinta-feira (14), em R$ 10 mil, a empresa Tecmix Indústria de Tintas Ltda, localizada em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba, por desrespeitar os critérios para emissão de poluentes na atmosfera. Uma britadeira foi embargada.
O fiscal do IAP que promoveu a vistoria, Paulo Kurzlop, explicou que, para a fabricação da tinta, a indústria utilizava um pó fino em processo idêntico ao de indústrias produtoras de cal e calcário. “Por isso as medidas de prevenção são as mesmas”, acrescentou. Os critérios para emissão de poluentes atmosféricos no Paraná são definidos pela Resolução Estadual SEMA 054/06, que visa garantir a qualidade do ar e a saúde da população.
Além da autuação, o IAP fez uma série de exigências para minimizar os danos ao meio ambiente. Entre as medidas que deverão ser adotadas estão a pavimentação de vias internas ou a implantação de sistema para molhar a via e diminuir o pó; implantação de um sistema de exaustão, com captação do pó gerado no processo de moagem; e implantação de sistema de controle de emissão de pó em outras fontes de emissão, como transportadoras, britadores e hidratadores.