A empresa Sigpel, instalada no barracão Uberaba do programa do Linhão do Emprego, em Curitiba, venceu uma licitação nacional e vai fabricar painéis eletrônicos para os Correios do Rio de Janeiro. Essa é a maior encomenda feita à Sigpel, que está funcionando há um ano e meio no barracão.
“O linhão foi um marco para a minha empresa, porque deu credibilidade ao meu produto”, diz Silvio Inácio Gonçalves, um dos sócios da Sigpel. Segundo ele, antes de se instalar no barracão, a fábrica tinha apenas um empregado e funcionava de maneira precária em apenas 40 metros quadrados. Hoje, a Sigpel emprega quatro funcionários.
De acordo com Gonçalves, para se habilitar à licitação dos Correios do Rio de Janeiro, a Sigpel teve que desenvolver um projeto específico para a fabricação de painéis de identificação de destino, que será acoplado à máquina que faz a triagem dos pacotes de encomendas. A empresa irá fabricar 156 painéis, a um custo de R$ 240 mil, e está se preparando para participar de uma nova linha dos Correios, desta vez em São Paulo, onde a previsão é a fabricação de 320 painéis, semelhantes aos do Rio de Janeiro.
Produção
O principal produto da Sigpel é equipamentos para o sistema de atendimento por senha, incluindo a máquina de impressão e os painéis informativos usados, por exemplo, pelos tribunais. Mas também são comuns os pedidos para confecção de placar de atividades esportivas e painéis luminosos para transmissão de mensagens. A produção, antes do Linhão do Emprego, ficava entre cinco e dez peças por mês. Hoje, chega a sessenta.
A ampliação das atividades da Sigpel está animando Gonçalves e seu sócio Mário Antônio do Amaral. Amaral, que é engenheiro eletrônico. Em virtude disso, a empresa está desenvolvendo um projeto para o Banco do Estado de Sergipe, para a implantação de um sistema de monitoramento eletrônico da rede de setenta agências e vinte postos bancários.