Emissão de passaportes pode ser normalizada

A emissão de passaportes pode ser normalizada na próxima semana em Curitiba. Desde a semana passada, quem procurou a Polícia Federal (PF) começou a encontrar dificuldade para fazer o documento. O problema vem ocorrendo porque a Casa da Moeda, que emite as carteiras, vem atrasando a entrega do material.

A demora pode estar associada à implantação do novo modelo de passaporte, que segue padrões internacionais de segurança. Só casos de extrema emergência estão sendo atendidos pela instituição.

No entanto, a PF continua recebendo normalmente os requerimentos e está agendando uma data para a entrega dos passaportes. Segundo o delegado regional executivo da PF, Alcyon Dalle Carbonare, o problema pode estar ocorrendo devido à uma sobrecarga na Casa da Moeda que começou também a produzir os novos modelos de passaporte. Em Goiânia, o novo modelo já está sendo utilizado pela população, depois será a vez de São Paulo e, em seguida, o Paraná.

Carbonare diz que em Curitiba existe uma reserva técnica e só as pessoas que precisam viajar com urgência para o exterior estão recebendo o documento. Normalmente são casos relacionados a problemas de saúde ou à morte de algum familiar.

Diariamente, entre 250 e 300 passaportes são entregues. Mas devido à falta das carteiras, a emissão de cerca de mil passaportes está atrasada. A PF está agendando uma data para a entrega do documento, que pode chegar a 15 dias. Em situações normais, o passaporte é expedido um dia depois da entrada do requerimento. Mas, mesmo sem estar emitindo o documento, quem quiser pode procurar a sede da Polícia Federal, na Rua Dr. Faivre, 1212, centro de Curitiba, para dar entrada no pedido. Os requerimentos estão sendo recebidos normalmente.

O novo passaporte terá a cor azul, de acordo com o padrão estabelecido pelo Mercosul, e contará com 16 novos itens de segurança, que tornarão sua falsificação praticamente impossível. As mudanças seguem as normas internacionais de segurança estabelecidas pela organização de Aviação Civil Internacional (ICAO), agência ligada às Nações Unidas. Os passaportes antigos valerão pelo prazo normal de sua emissão, até cinco anos após a expedição. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo