Foto: Chuniti Kawamura/O Estado
Joseane escutava os foguetes na sala de parto. Emily nasceu com 2,740 quilos e 48 centímetros.

2007 vai ser realmente de virada na vida da adolescente Joseane Santos de Lara, de 14 anos de idade. Na noite de réveillon, enquanto a maioria das pessoas fazia festa, bebia champanhe e estourava fogos de artifício, ela passava o ano na sala de parto da maternidade Mater Dei, no centro de Curitiba. Sua filhinha, Emily Lenita, nasceu quarenta e quatro minutos após a meia-noite e foi o primeiro bebê a vir ao mundo na capital no ano que se inicia.

continua após a publicidade

Joseane esperava estar com sua criança nos braços já no dia 30. Porém, para sua surpresa, começou a sentir as primeiras contrações apenas no dia 31. Moradora de Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba, foi encaminhada para capital e deu entrada no Mater Dei às 17h40. Cerca de sete horas depois, Emily nasceu de parto normal. ?Nessa virada de ano, enquanto todo mundo estava fazendo festa, eu estava sentindo dor. Escutava os fogos de artifício da sala de parto e não via a hora que minha filha nascesse logo. Quando ela nasceu, todo mundo comemorou e a dor valeu a pena. 2007 vai ser um ano muito bom e bastante diferente em minha vida. Tudo que quero é que minha filha tenha bastante saúde?, afirmou a mais nova mamãe.

Emily nasceu totalmente saudável e pelo Sistema Único de Saúde (SUS), pesando 2,740 quilos e medindo 48 centímetros. Como foi a primeira criança a nascer no Mater Dei em 2007, sua mãe, como cortesia, ganhou o direito de permanecer em um apartamento individual dentro da maternidade. A expectativa é de que as duas recebam alta e retornem para casa no decorrer do dia de hoje.

Outros nascimentos registrados em Curitiba nos primeiros momentos do ano novo ocorreram à 0h50, no Hospital Santa Cruz, no Batel; à 1h50, no Hospital do Trabalhador, no Novo Mundo; à 1h55, na maternidade Santa Brígida, no Água Verde; e à 1h58, na maternidade Victor Ferreira do Amaral, também no Água Verde.

continua após a publicidade

Na Região Metropolitana, no município de Colombo houve um nascimento às 2h, na Maternidade Maracanã. Cinco minutos depois, outro bebê nasceu em São José dos Pinhais, no Hospital Atílio Talamini.