Quem optou por passar o Natal em Curitiba acabou se impressionando com a drástica mudança no tempo registrada em menos de uma hora na tarde deste sábado (24) na capital. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, Curitiba registrou uma baixa de pelo menos 7ºC em menos uma hora, passando de 32ºC para 25º. Em Cerro Azul, na região de Curitiba, a queda foi ainda maior: 12º ao longo de duas horas.
Segundo a meteorologista Sheila Paz, do Simepar, a razão para isso é a chegada de uma frente fria.
“Estávamos com temperaturas muito altas e com muita umidade. A chegada desta frente fria força a ocorrência de instabilidade. A mudança drástica, assim como ocorreu ao longo desta semana, é uma associação desses fatores”, explica. Neste sábado, a temperatura mais alta do Paraná foi registrada em Campo Mourão: 36,1º.
Temporal
Em Curitiba, segundo a meteorologista, em quinze minutos foram registrados 15,6 milímetros de precipitação. “Trata-se de um valor muito alto. No interior do Estado chegamos a registrar ventos de 82 quilômetros por hora em Pinhão. Em virtude desta mudança, calculamos que o risco de tempestades está muito alto na região norte do Paraná”, avisa.
Litoral
As praias do litoral do Paraná deverão verificar a mesma diminuição da temperatura verificada em Curitiba. “A chuva forte indo para as praias. Ao longo da semana o Sol até aparece, mas não predomina com temperaturas elevadas. A onda de calor perdeu força”, conta.