Desde a noite da última quinta-feira, a cidade de Pontal do Paraná, no litoral do Estado, pode ser considerada a capital paranaense do caranguejo. O balneário Shangri-lá recebe até domingo turistas vindos de várias localidades para participar de seu Segundo Festival do Caranguejo.
O festival acontece à beira mar, começando às 12h. Uma das organizadoras, Heloísa Kavinski, da Secretaria Municipal de Turismo, explicou que além do caranguejo servido para comer, o visitante tem a possibilidade de levar o crustáceo in natura para casa. ?Temos seis barracas que servem todos os tipos de frutos do mar, não só caranguejo?, disse. A organizadora lembrou que todo o festival é animado por grupos de choro e samba de raiz.
O presidente da associação de pescadores local, José Tavares, contou como são capturados os animais. ?Vamos até o mangue, que fica na baía de Paranaguá.
Quando os caranguejos saem para cruzar nós pegamos os machos e deixamos as fêmeas para que reproduzam?, revelou. Ele destacou que toda a coleta de caranguejo é feita dentro da lei. ?Tem pessoas que colocam a mão nas tocas dos animais, mas fora da época certa isto é proibido?, disse.
O prefeito de Pontal do Paraná, José Antônio da Silva (PTB), o Zé do Pontal, destacou que a presença de público no primeiro dia do evento superou as expectativas. A idéia é aumentar o festival a cada ano. ?Pretendemos vender dez mil dúzias de caranguejo este ano?, disse.