A campanha nacional de vacinação contra a gripe imunizou 12.585 idosos, superando em 6% a meta que era atingir 80% da população com mais de 60 anos. A ação de saúde foi comemorada pelo setor de imunização do município. As doses foram ofertadas em todas as unidades de saúde até a última sexta-feira (16), gratuitamente, especialmente para pessoas a partir de 60 anos.
A dose é ministrada aos idosos porque eles apresentam maior risco de adoecer e até morrer em decorrência de algumas doenças que podem ser prevenidas. A contra-indicação era somente para pessoas que já manifestaram reação alérgica à vacina.
Durante a campanha foram disponibilizadas outras vacinas importantes para esta faixa etária, como por exemplo, difteria e tétano. Os idosos também podem se vacinar contra a febre amarela, que continua à disposição nas unidades de saúde. No caso da febre amarela, podem ser vacinadas crianças a partir de um ano e não há limite de idade para a imunização, que deve ser renovada a cada dez anos.
Já a vacina contra a gripe deve ser renovada todos os anos, disse Ângela Gonzáles, coordenadora da campanha. ?Todo ano é elaborada uma nova vacina para essa população?, disse. A vacina só faz efeito após 15 dias.