Setembro é o mês de aniversário das emissoras da Rádio Educativa. Amanhã, a rádio AM (antiga Estadual) faz 47 anos e, no próximo dia 17, a Educativa FM (97,1 MHz) completará 10 anos. Para comemorar as datas, a partir de segunda-feira uma programação especial marca o aniversário das duas emissoras.
Serão apresentados programas da Praça Osório e do Bar Beto Batata. No domingo, dia 15, às 20h, a cantora Ná Ozzetti se apresentará no Canal da Música, numa viagem musical de Noel Rosa a José Miguel Wisnik.
Profissionais que participaram da criação da rádio irão aos estúdios da emissora e compositores, cineastas e artistas darão depoimentos durante a programação. Também será aberto espaço para o ouvinte indicar sua música preferida. “Será uma “festa” diferente porque a aniversariante que presenteará os convidados”, brinca o diretor da rádio, José Pereira de Melo.
História
Definir a data exata de criação da Rádio Educativa foi um duro trabalho para os historiadores. A primeira citação aparece em março de 1949 com a proposta de formação da Rádio Emissora do Colégio Estadual do Paraná, como um clube de radioamadores.
Outro documento, de 31 de março de 1953, mostra a autorização ministerial para o funcionamento da rádio. Mas somente em 7 de setembro de 1955 deu-se a instalação definitiva com estúdios e sistema irradiante, instalados no Colégio Estadual do Paraná. O seu primeiro diretor foi Aluízio Finzetto. Atualmente, a Rádio Educativa, vinculada à Secretaria Estadual da Cultura, funciona no Canal da Música, no bairro Mercês, em Curitiba.
Em 1992 foi criada Rádio Educativa FM, que mescla MPB, música clássica, rock e outros estilos musicais. É, ao lado da 96 Rock e da CBN, um raro oásis de vida inteligente no dial da capital.
Com 16 mil discos em vinil e 10 mil CD?s, a rádio conta também com o acervo de seus colaboradores, responsáveis pela produção de programas especiais. “A riqueza e o charme da Educativa está na diversidade destes programas”, diz José de Melo.
Um dos novos projetos da Educativa FM é o programa Comics. Ele explica que serão convidados cartunistas e desenhistas para contar quais músicas influenciam seus trabalhos.
Outro destaque da programação é o I?m Your Fan, programa de covers e tributos que vai ao ar aos sábados, às 22h. Seu apresentador, Mauricião, também apresenta o Punk Rock Radio na 96, aos domingos.
A rádio também abre espaço para grupos paranaenses, como o Tao do Trio, que concorre ao prêmio Sharp pelo CD Uns Caetanos. “A Educativa foi a primeira a divulgá-los”, diz José de Melo. O sucesso do grupo já chegou ao Japão, o segundo maior mercado consumidor de MPB, e para o qual está sendo preparado o segundo CD.
Didática
A programação da emissora serve de base para a atividade de muitos profissionais. Há cinco anos, a professora Zuleika Paschoal Hauszler, que leciona português para estrangeiros, adotou a rádio como instrumento complementar de trabalho. Os programas permitem à professora ampliar as atividades de classe. “Através das músicas mostro a estrutura do idioma e como alguns compositores ?brincam? com as regras gramaticais”, explica. “Além de aprender português, os alunos têm a oportunidade de conhecer outros ritmos brasileiros como o xaxado, o fandango ou o baião.”
O empresário Marcus Vinícius Celin, 27, recomenda a Rádio Educativa a todos os seus amigos. “Acredito que ajudei a formar uma parte dos ouvintes que a rádio tem atualmente”, afirma. Para ele, a rádio é um veículo de absoluta importância para a cultura local e nacional. Fanático pela cantora portuguesa Amália Rodrigues, Celin já chegou a cancelar um compromisso para poder ouvi-la em um especial em Cantos de Portugal, apresentado aos sábados, às 18h.