Os 3 mil educadores dos 159 Centros de Educação Infantil (creches) de Curitiba ameaçam entrar em greve caso não consigam acordo com a Prefeitura sobre reajuste salarial. A categoria pede aumento de 72% no piso mínimo. A definição sobre a greve seria decidida em uma assembléia ontem à noite, que não havia terminado até o fechamento desta edição. As creches municipais voltam a funcionar na próxima segunda-feira. Segundo a Prefeitura, 24 mil crianças já estão matriculadas.

continua após a publicidade

?Tivemos negociação em dezembro, mas nos ofereceram apenas uma gratificação, que é uma remuneração variável. E isso não conta na aposentadoria e a Prefeitura pode cortar a hora que quiser. Queremos aumento salarial?, explicou a diretora do Sindicato dos Servidores Municipais de Curitiba (Sismuc), Sueli de Araújo. Além disso, argumentou a diretora, os funcionários que não estão na sala de aula não ganham a gratificação.

O piso atual dos educadores em início de carreira é R$ 694. Os educadores querem reajuste para R$ 1.194. Sueli explicou que, em dezembro, a Câmara Municipal regulamentou a profissão por meio de uma lei e, entre outras mudanças, todos os educadores devem ter cursado o magistério. Os que não possuem o curso terão que fazer. ?Os educadores que não são permanentes, que só têm o ensino fundamental, estão terminando os estudos agora. E eles ganham menos que o piso?, afirmou.

Antes do início da assembléia, a Prefeitura enviou um comunicado ao Sismuc informando que vai avaliar as reivindicações. ?Vamos informar a categoria do comunicado. Nós não queremos a greve, mas queremos pelo menos negociar?, explicou a presidente do Sismuc, Irene Rodrigues.

continua após a publicidade

A Prefeitura informou, por meio de nota, que ?grande parte das reivindicações dos educadores foi contemplada?. De acordo com a Prefeitura, ?os educadores que trabalham nos Centros Municipais de Educação Infantil receberam gratificação de 20%, os que trabalham em unidades consideradas de difícil provimento receberam também gratificação, que varia de 10% a 30% do salário, e eles tiveram crescimento na carreira?.