A possibilidade de firmar convênios para capacitar professores da rede estadual de ensino em língua inglesa e no ensino de inglês a distância, foi apresentada ontem à superintendente da Secretaria de Estado da Educação, Yvelise Arco-Verde, por professores da Universidade do Estado de Queensland, na Austrália.
A superintendente disse que a Secretaria da Educação já desenvolveu programas em conjunto com outros países para a formação de docentes, mas que esses acordos nunca envolveram os estudantes. “Acredito que se essa parceria se concretizar os nossos alunos serão os maiores beneficiados”, afirmou.
A comitiva australiana, formada pelos professores Mella Beaumont, Fiona Moris e David Nelson, destacou que o Estado de Queensland busca informações sobre os principais problemas da área de educação na América Latina e está detectando formas para que a Austrália possa colaborar com o desenvolvimento do ensino na região.
Para desenvolver o trabalho de estudo da viabilidade da parceria, a universidade escolheu três países: Brasil, México e Chile. No Brasil foram escolhidos os estados do Paraná, Minas e São Paulo, por apresentarem, segundo o representante do consulado da Austrália no Brasil, Marcos Soares, similaridades com aquele estado. “O Paraná é forte em agricultura, ecoturismo e ambiente, que também são áreas em que Queensland é destaque”, ressaltou. A comitiva australiana demonstrou interesse também na formação técnica de professores nessas áreas.
Atualmente a Austrália possui tecnologia para o ensino de inglês a distância, tanto para alunos quanto para professores, e também para a formação e capacitação de docentes. “O Estado de Queensland também é muito forte no treinamento de professores”, disse Marcos Soares. “Hoje o Paraná é o Estado que mais investe em capacitação, justamente por ter uma política que visa ao desenvolvimento do professor para melhorar a qualidade de ensino”, declarou Yvelise. Segundo ela, até meados do ano que vem, todas as escolas da rede estadual deverão estar conectadas à internet.
Portal
Os professores australianos conheceram ainda o portal Dia-a-Dia Educação, que está sendo desenvolvido pela Secretaria da Educação do Paraná e que visa facilitar o acesso de professores e alunos às informações sobre todas as disciplinas. “Esse é um portal democrático, aberto a todos e que certamente vai ser traduzido para diversas línguas”, explicou a superintendente..