O Paraná melhorou seu desempenho em relação à última avaliação do Ideb, feita em 2005. O estado seguiu o desempenho nacional, igualando ou até superando antecipadamente as metas projetadas para 2009 e obteve, ainda, o primeiro lugar nacional na fase inicial do ensino fundamental (1.ª a 4.ª séries) e no ensino médio, e o segundo lugar na fase final do Ensino Fundamental (5.ª a 8.ª séries).
O índice paranaense nas séries iniciais do ensino fundamental foi 5,0 – número também obtido pelo Distrito Federal. Os estados de São Paulo e Santa Catarina ficaram em segundo lugar, com o índice de 4,9. Nas fases finais do ensino fundamental, o melhor desempenho ficou com São Paulo e Santa Catarina, ambos com 4,3. O Paraná obteve 4,2.
No ensino médio, os melhores desempenhos foram de Paraná, Distrito Federal e Santa Catarina, que obtiveram um índice de 4,0. São Paulo e Minas Gerais ficaram com a segunda melhor média, de 3,8. A média do Brasil ficou em 3,5.
O secretário da Educação Maurício Requião divulgou, ontem, um comunicado, creditando o bom desempenho aos diretores, professores, funcionários e alunos. A superintendente de Educação da Secretaria, Yvelise Arco-Verde, ressaltou que o Paraná foi o único estado do Sul com variação positiva em todos os níveis de ensino no que diz respeito ao rendimento escolar (nota) e fluxo (aprovação de alunos).