Educação ambiental em Tagaçaba

A exatos 50 quilômetros antes de chegar ao município de Guaraqueçaba, fica a região conhecida como Tagaçaba de Cima. Um distrito pequeno, mas também privilegiado por belezas naturais, principalmente das cachoeiras e águas límpidas que correm pelo Rio Tagaçaba até chegar ao mar. No entanto, essa paisagem natural está ameaçada por um problema bastante sério: o lixo deixado por turistas e também pela população local. Este mês, quando mais um "feriadão" se aproxima, os moradores aproveitam para fazer o alerta.

"O problema aqui vem de muito tempo, mas está piorando cada vez mais. É o lixo que está na água. A sujeira vem dos próprios moradores, por não ter coleta nem reciclagem e rede de esgoto, e também dos visitantes que, sempre em feriados, vêm pescar e brincar no rio e acabam deixando lixo, garrafas pet e latas", reclama o presidente da Associação de Moradores e Produtores Rurais de Tagaçaba de Cima (Amprutac), Orlando do Rosário.

Este mês os moradores começam uma campanha para preservar a região e o Rio Tagaçaba. "A água é transparente, cristalina e o rio é muito lindo, por isso queremos ele limpo. Estamos trabalhando na distribuição de cartazes, espalhando placas pela área e trabalhando com as crianças nas escolas, orientando sobre o que fazer com o lixo que, se cai no rio, corre para o mar e vai parar no mangue", explica.

A campanha de educação ambiental tem o apoio da empresa Perkons, mas o que os moradores querem é mais atenção do poder público. "Precisamos que alguém passe recolhendo nosso lixo que, não tendo onde jogar, vai para o mato ou para o rio. A Prefeitura precisa estar atenta a isso ou vamos brigar na Justiça. Queremos ainda que o governo de Estado saiba que estamos abandonados aqui, sem coleta de lixo e rede de esgoto, e precisamos de ajuda".

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo