O edital de licitação para a construção do metrô, os anexos e a versão final do contrato será lançado em março. Após a publicação do edital, as empresas ou consórcios interessados no processo terão prazo estipulado de 45 dias para apresentarem propostas.
Os detalhes foram apresentados nesta terça-feira (25) na Câmara Municipal, em audiência pública para discutir o Metrô de Curitiba. O projeto do metrô recebeu mais de 500 colaborações públicas no período de 30 dias. No momento, a equipe técnica da Prefeitura Municipal de Curitiba dedica-se à análise das sugestões apresentadas.
Cronograma
Após o lançamento do edital e apresentação das propostas, a assinatura do contrato com a empresa vencedora da licitação deverá ocorrer em junho. O prazo para início das obras do metrô está previsto para julho desse ano. A partir daí, a empresa terá até seis anos para concluir a obra.
Pesquisa de Origem e Destino
Os vereadores pediram esclarecimentos a respeito da Pesquisa de Origem e Destino que a prefeitura de Curitiba irá elaborar. O presidente da Urbs, Roberto Gregório, explicou que o corredor norte-sul, por onde passará a linha do metrô, já tem estudos de demanda consolidados e, por isso, não depende dessa pesquisa. No entanto, a Pesquisa de Origem e Destino será fundamental para definir a futura integração do sistema de transporte coletivo ao metrô.