O Ippuc colocará à venda a partir de hoje o edital de licitação para contratação de empresa para execução das obras de construção do Contorno Ferroviário de Curitiba e retirada dos trilhos no perímetro urbano. As empresas interessadas em participar do processo deverão comprovar experiência em projetos de ferrovias e apresentar proposta em sessão pública que está marcada para as 14 horas do dia 2 de setembro.
A obra do Contorno Ferroviário vai permitir a desativação do ramal que corta 12 bairros da zona norte da cidade e atinge uma população de 150 mil pessoas. O desvio passa pela área rural de quatro municípios da Região Metropolitana Almirante Tamandaré, Campo Magro, Campo Largo e Araucária. A área alcançada pelos trilhos em Curitiba será incorporada ao patrimônio do município e posteriormente urbanizada.
Os recursos para a construção virão do governo federal. A primeira parcela, correspondente a R$ 23 milhões, está incluída no orçamento 2002 da União e será repassada à Prefeitura. Para permitir o repasse, foi assinado convênio entre os governos federal, estadual e as prefeituras envolvidas no projeto.
Condição
De acordo com os termos do edital, a licitação está tomando como referência o chamado projeto básico do desvio (projeto preliminar) e a abertura da processo está condicionada à concessão de licença ambiental, que está sob responsabilidade do Instituto Ambiental do Paraná. O IAP está analisando o EIA-Rima (Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental) do projeto.
Para as empresas interessadas, o edital será vendido a um custo de R$ 1 mil e aquelas que desejarem poderão participar, mediante agendamento, de visitas técnicas ao local previsto para execução das obras nos próximos dias 15 e 21 de agosto.