Flutuando entre o jornalismo e a literatura, o jornalista e colunista da Tribuna do Paraná, Edilson Pereira, estreia no Paraná Online a coluna Pelas ruas da cidade. Dono de uma escrita peculiar, focada no “resmungo do homem comum”, ele reflete em suas linhas os fenômenos do cenário urbano.

continua após a publicidade

Sem a pretensão de ter o imediatismo jornalístico, Pereira se vale das histórias que ouve e que permitem entender do que é feito o ser humano. “São coisas que ouço no táxi ou que me chegam como um feddback, por exemplo”, comenta o jornalista, autor da série Tribuna da Verdade, que chega agora à sua terceira temporada e busca esclarecer os crimes que abalaram o Paraná, e também de Lendas Vivas, série de reportagens que traça o perfil de atletas do futebol paranaense.

Diversidade

Abordando assuntos aleatórios e, muitas vezes, alheios às grandes pautas, Pelas ruas da cidade fala do cotidiano, debatendo desde os buracos que tomam conta das ruas da periferia até o uso do “rudimentar” carimbo – um verdadeiro contraponto com a vastidão tecnológica. “A coluna permite pegar temas subjetivos e que não cabem nos jornais”, reflete Edilson Pereira que, com 38 anos de profissão, já passou pelo Diário de Maringá, Folha de S. Paulo, Folha de Londrina e O Estado do Paraná.

continua após a publicidade

O tratamento da linguagem também é destaque no novo empreendimento. Diferentemente do jornalismo literário de Tribuna da Verdade e Lendas Vivas, a coluna se aproxima da fala ao pé do ouvido, da conversa entre amigos e permite que se fale de igual para igual.

Literatura

continua após a publicidade

Além da passagem por grandes jornais, Pereira também se dedica à literatura. Com dois livros publicados, Uma Profissão tão antiga quanto a tua e A Loira do táxi/O Homem do Hotel Cervantes, ele criou o detetive Lindomar Stenzel e que protagoniza três folhetins escritos para a Tribuna do Paraná. “O personagem é uma espécie de Dalton Trevisan que não deu certo como escritor e virou detetive”, revela.