A irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba completa 150 anos em 2002. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) presta no próximo domingo uma homenagem à instituição, originária de Portugal. Um selo em comemoração à data será lançado. A obra é de autoria da designer gráfica Luciana Hirata e mostra a imagem da fachada original da Santa Casa e do brasão da rainha Dona Leonor, responsável pela criação da irmandade na Europa.
O diretor-geral do hospital de caridade, Luiz Sallim Emed, explicou que a irmandade tem dois hospitais: o de caridade, na Praça Rui Barbosa, e o psiquiátrico, localizado na Avenida Presidente Kennedy, que no ano que vem completa cem anos. Ao todo são atendidos mensalmente 6 mil pessoas (5 mil atendimentos ambulatoriais e mil internamentos) nos dois hospitais. Toda a estrutura da irmandade disponibiliza 800 leitos, tendo 1.253 funcionários. Desde 2000, a Santa Casa é administrada pela PUC do Paraná. “Essa homenagem é um reconhecimento ao trabalho prestado nesses 150 anos, quando milhões de pessoas receberam ajuda graças ao relevante serviço prestado pela irmandade. É uma recompensa pelo trabalho pioneiro, pois, muitas pessoas dedicaram suas vidas durante todo esse tempo”, afirmou o diretor. Emed explicou que a Santa Casa já passou por maus momentos financeiros. Hoje, a situação é um pouco mais estável, graças à parceria com a PUC e a um empréstimo feito no início do ano. “Esse empréstimo nos deu um fôlego, mas as pequenas taxas pagas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) não nos animam para o futuro”, salientou, destacando que 80% dos atendimentos do hospital é feito pelo SUS.
Seleção
A escolha do tema pelos Correios dependeu de uma profunda análise. A técnica em vendas dos Correios, Clarice Guimarães de Oliveira , explicou que a escolha de um tema para um selo comemorativo é feita através de sugestões, que são abertas à população através do site dos Correios (www.correios.com.br). “A comissão que julga as propostas é composta pelo presidente dos Correios e por representantes de vários ministérios”, afirmou Clarice. Ela destacou que serão feitas um milhão de cópias do selo. Que devem ser vendidos a R$ 0,70 em todo Brasil.
A autora do selo, Luciana Hirata, trabalha na produção de designer para embalagens, mas é uma das escolhidas pelos Correios para elaborar novos selos. Anualmente são trinta novos modelos com temas de todo o País. “Fui escolhida num concurso em 96. Desde lá fiz vários trabalhos, como uma série de selos dos 500 anos do Brasil, o primeiro selo do novo milênio e selos da Gralha Azul e do Pinheiro do Paraná”, contou Luciana. (Lawrence Manoel)