O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, visitou nesta sexta-feira (6) o barracão Itaqui, do projeto EcoCidadão, para conhecer mais de perto o trabalho dos catadores associados. O Itaqui é um dos barracões mais novos do projeto, construído com recursos do convênio entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES). Funciona no bairro Campo de Santana, com a participação de 18 catadores.

continua após a publicidade

Além do Itaqui, começaram a funcionar nas últimas semanas os barracões Jandáia, no Bairro Novo, com 18 associados, e o Corbélia, no São Miguel, com 25 catadores.

Na conversa com os associados, Fruet destacou a importância do trabalho dos catadores e desejou boa sorte na nova etapa. “A sociedade precisa reconhecer a importância do trabalho dos catadores, tanto no  âmbito social quanto no ambiental. A Prefeitura se compromete a fornecer a estrutura para que os trabalhadores façam sua missão com dignidade”, comentou.

O EcoCidadão é um projeto da Prefeitura de Curitiba, que funciona por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Instituto Pró-Cidadania (IPCC- atual gestor do projeto) e Fundação de Ação Social (FAS), e tem o objetivo principal de tirar da informalidade os trabalhadores que atuam na coleta de recicláveis.

continua após a publicidade

Para a presidente da Associação dos Catadores do Itaqui, Elis Regina Carvalho Scheurman, mesmo com pouco tempo de funcionamento, já é possível avaliar os resultados positivos: “A renda mensal aumentou e já percebemos a diferença. Estamos empolgados para fazer um bom trabalho, que mais do que o sustento, traz também o desenvolvimento da comunidade”.

 “Os membros do Ecocidadão são muito importantes na limpeza e conservação da cidade, já que trabalham como verdadeiros agentes ambientais. O Instituto está de ouvidos e coração abertos para ajudá-los a crescer”, disse o superintendente do Instituto Pró-Cidadania (IPCC), Gerson Guelmann,.

continua após a publicidade

Projeto

O EcoCidadão é um projeto que funciona em Curitiba desde 2007 e vem promovendo melhorias na condição de vida e de trabalho dos catadores, como o aumento significativo da renda dos associados.

Atualmente, o projeto conta com mais de 500 associados, distribuídos em 20 barracões espalhados pela cidade.

No início de 2013, o EcoCidadão (ainda com 15 barracões), recebia apenas 15% do que era coletado pelo Lixo que não é Lixo. Com o aumento da produtividade e os novos barracões, hoje o projeto recebe 35% dos resíduos recicláveis produzidos pelos moradores de Curitiba.