O prefeito Luciano Ducci foi eleito nesta quarta-feira (8) presidente do Consórcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos. O prefeito de Colombo, José Camargo, é o novo vice-presidente do Consórcio. A eleição aconteceu durante Assembleia do Consórcio, na Prefeitura de Curitiba.
Participaram prefeitos e representantes dos 20 municípios integrantes do consórcio.
“Vencemos muitas etapas como o encerramento das atividades no aterro da Caximba dentro do prazo programado. Agora, trabalharemos para o grande desafio de implantar a solução definitiva e mais avançada do ponto de vista tecnológico que é o SIPAR (Sistema Integrado de Processamento e Aproveitamento de Resíduos)”, destacou Luciano Ducci.
Em 1º de novembro, o aterro sanitário da Caximba deixou de receber o lixo domiciliar de Curitiba e de municípios da Região Metropolitana, que passaram a destinar os resíduos a aterros particulares licenciados pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e credenciados pelo Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos.
“A Caximba é um exemplo de aterro público. Do início o fim, cumpriu sua função dentro de todos os critérios técnicos, mas é necessário avançar para outras tecnologias”, disse o secretário municipal do Meio Ambiente, José Antonio Andreguetto.
O credenciamento dos aterros particulares é uma medida intermediária até o desfecho da licitação do SIPAR, que aguarda decisão judicial para ser implantado. “Os prefeitos do Consórcio fizeram sua parte, agora cabe à Justiça a decisão do mérito para prosseguirmos com o SIPAR”, falou Luciano Ducci.
Durante a Assembleia, também foram tomadas outras decisões conjuntas como a realização de concurso para contratação de servidores do Consórcio, previsão orçamentária para 2011. A previsão é de que em 2011 sejam contratados um engenheiro, nove fiscais, dois auxiliares administrativos e um contador.
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)