O município de São José dos Pinhais receberá até o final de 2012 mais 2 mil moradias que atenderão famílias em área de risco e de preservação ambiental, sendo 84 delas no bairro São Marcos. A confirmação foi dada pela secretária nacional de Habitação, Inês da Silva Magalhães, durante encontro na última terça-feira (13) com Loester Vargas, secretário de Habitação de São José dos Pinhais e o deputado federal André Vargas (PT-PR), no Ministério das Cidades.
São mais de 1.300 novas unidades que serão construídas através do PAC 2 e fazem parte dos programas habitacionais da cidade como o Vizinhança Solidária, Parque Linear do Rio Ressaca e Netuno São Marcos. As moradias atenderão famílias em área de risco e de preservação ambiental no Guatupê, Borda do Campo, São Marcos, Jardim Carmem e Jardim Fabíola.
Além destas moradias, quase 600 novos apartamentos estão sendo construídos através do programa Minha Casa, Minha Vida no bairro Rio Pequeno. “Temos que atender a fila de demanda por moradia, principalmente das famílias de baixa renda, que normalmente vivem de forma precária em áreas não regularizadas”, disse Loester Vargas.
Além do PAC2, a reunião serviu para discussão de ações para futuros projetos como regularização fundiária e redução do déficit habitacional do município. “Essa aproximação de São José dos Pinhais com a Secretaria Nacional de Habitação é importante para viabilizarmos essas melhorias. É um contato para o andamento do Minha Casa, Minha Vida e também para projetos habitacionais futuros na cidade”, acrescentou o secretário municipal.
O deputado André Vargas elogiou os trabalhos habitacionais realizados em São José dos Pinhais. “Tenho procurado ajudar os municípios a viabilizarem projetos na área habitacional. São José dos Pinhais está neste contexto e apoiamos as ações que o prefeito Ivan Rodrigues tem desenvolvido. Por onde passo, vejo obras e mudanças importantes em São José dos Pinhais, com um governo moderno e com visão de futuro”, afirmou.