Duas escolas vão dividir o título de campeãs do Carnaval de Curitiba 2012: Acadêmicos da Realeza e Mocidade Azul. Foi uma disputa acirrada, que contou com suspensão de 30 minutos, por causa do tumulto gerado por integrantes da Embaixadores da Alegria que não concordaram com as notas 8 e 8,5 no quesito samba-enredo. Quase 20 mil pessoas acompanharam o desfile de Carnaval das escolas de samba, na Avenida Cândido de Abreu, no sábado à noite.
Pondo chocolate no tema, a Acadêmicos da Realeza adoçou os jurados que aprovaram o enredo “No samba da Realeza o sabor da sedução”. Já a Mocidade Azul apostou na própria história e arrematou o segundo título consecutivo com o enredo “Azul a cor do céu, a cor do mar, há 40 anos a cor do meu lar”. A escola também dedicou parte do desfile à fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, falecida em 2010.
Ascensão
Além da confusão por causa da notas de samba-enredo, houve problemas nos quesitos enredo, harmonia e alegorias e adereços. Um dos jurados não justificou as notas de enredo e foram anuladas para todas as concorrentes.
Nos demais critérios, as rasuras nas planilhas invalidaram os quesitos. No total, cinco escolas desfilaram no grupo A, pela Avenida Cândido de Abreu, na noite de sábado e na madrugada de ontem.
Quem ficou com a menor pontuação do grupo especial foi a Internautas, mas não será rebaixada, porque no ano que vem serão seis escolas no grupo. Quem alçará ao primeiro escalão do Carnaval curitibano será a Unidos do Bairro Alto.
Bairro Alto sobe pro primeiro escalão. |
Internautas tem a menor pontuação. |
Realeza adoça jurados com sabor de sedução. |
Mocidade fatura segundo título consecutivo. |