Paraná

Drone da PRF localiza ‘objeto voador’ que caiu na Serra do Mar, em Morretes

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) localizou nesta segunda-feira (15) o balão que caiu no Viaduto dos Padres, na altura do quilômetro 41, em Morretes, no final da tarde deste domingo (14). A suspeita é de que ele tenha vindo da cidade de Cubatão, em São Paulo, onde equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil se mobilizaram para monitorar o objeto voador para determinar a provável rota de queda.

O objeto gerou apreensão em quem o avistou. As primeiras imagens que a PRF recebeu davam conta de que seria um paraquedista ou um parapente.

Segundo o inspetor Maciel Júnior, as equipes do Corpo de Bombeiros de Morretes não conseguiram realizar o atendimento ao caso no final do dia. Pela manhã desta segunda, um drone da PRF sobrevoou o local e constatou que se tratava de um balão solar – que não possui a chama interna tradicional dos balões que causam danos ambientais.

“As imagens feitas pelo drone indicam que é um balão solar. Provavelmente o mesmo balão solar que sumiu de Cubatão no final do domingo e se deslocou em direção à Serra do Mar paranaense”, afirma Júnior.

De acordo com o jornal A Tribuna, que acompanhou o caso em São Paulo, por volta das 13h o vento mudou de direção e o balão se deslocou para o oceano. Ele também subiu dos 300 metros em que estava para 700 metros de altura. A preocupação é de ele poderia atingir a rota de aviões que chegam do Rio de Janeiro a São Paulo.

Durante toda a tarde, o alerta em São Paulo foi da possibilidade de um incidente mais grave, tanto em região de vegetação como na área urbana, onde estão o polo e a região portuária de Santos.

O balão caiu por volta das 17h em Morretes.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna