Dragagem nos Portos já tirou o equivalente a 29 mil caminhões de areia

Os trabalhos de dragagem do Canal da Galheta entraram na terceira semana. Até agora, estima-se que já foram retirados mais de 400 mil metros cúbicos de sedimentos, a serem confirmados por levantamentos batimétricos. Este volume representa aproximadamente 29 mil caminhões de dois eixos carregados de areia.

Durante os trabalhos, já foram encontradas três blocos de concreto (poitas) que estavam assoreando o canal e que foram depositadas na Galheta ao longo dos últimos 20 anos. Levantamentos da Marinha apontam que existem pelo menos cinco poitas no fundo da Galheta. É que antigamente, quando algumas bóias se deslocavam, as correntes que prendiam o equipamento às poitas eram simplesmente cortadas, fazendo com que estes blocos repousassem no canal. As poitas, no fundo do mar, retêm sedimentos gerando bancos de areia e deformações.

De acordo com o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Daniel Lúcio Oliveira de Souza, as campanhas de dragagem realizadas ao longo dos últimos 20 anos sempre ignoraram a retirada das poitas, já que havia risco grande que o equipamento quebrasse. “Nós estamos corrigindo estas deformações e devolveremos o Canal da Galheta ao seu traçado original”, disse.

A draga holandesa HAM 310 funciona 24 horas por dia e a operação de carga e descarga dura, em média, cerca de quatro horas. A área de despejo está localizada a cerca de 15 quilômetros do Canal da Galheta. Nesta sexta-feira (27), a draga fez sua primeira parada técnica. Como estava previsto desde o início dos trabalhos, a operação sofrerá curtas paralisações ao longo do processo de dragagem para realização de eventuais ajustes, já que o equipamento opera em ambiente agressivo necessitando de manutenção constante. Fora isso, a parada serve para realizar o abastecimento de combustível, água potável para os 30 tripulantes e suprimentos.

A empresa Somar, que venceu a consulta pública para realizar a dragagem emergencial do Canal da Galheta, tem 100 dias para realizar o serviço. Com a conclusão dos trabalhos, o Canal voltará a ter suas dimensões originais de 200 metros de largura e 15 metros de profundidade. A estimativa é que sejam dragados cerca de 3,67 milhões de metros cúbicos de sedimentos do Canal, numa área de seis quilômetros de comprimento.

 

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