Os proprietários de túmulos abandonados no Cemitério Municipal São Francisco de Paula e do Cemitério Municipal Água Verde terão até inicio do mês de janeiro para regularizar a situação, sob pena de perder a posse dos títulos. Em outubro deste ano, 391 permissionários foram notificados por edital publicado. Além disso, foram colocados avisos em túmulos quebrados e sem identificação.
O Departamento de Serviços Especiais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente realiza a cada quatro anos um levantamento do número de jazigos abandonados nos cemitérios municipais. Assim como os outros permissionários, os túmulos de personalidades históricas são mantidos por familiares ou responsáveis. Na lista de túmulos abandonados não consta o do poeta curitibano membro da Academia Brasileira de Letras, Emilio de Meneses.
“Se a situação não for regularizada no prazo, os restos mortais serão retirados dos jazigos, identificados e enviados ao ossário municipal e os túmulos revertidos ao Município”, explica o superintendente de Obras e Serviços da Secretaria do Meio Ambiente, Alfredo Trindade. Esta conduta consta no artigo 31 do Decreto n.º 1.202 de agosto de 2011.
História
Nas alamedas do Cemitério Municipal São Francisco de Paula, restos mortais de diferentes épocas colocam lado a lado nomes que tiveram destaque na Revolução Federalista, renomados produtores de erva-mate, personalidades como Trajano Reis, Barão do Serro Azul, João Gualberto, nobres e importantes políticos e religiosos do Paraná.
Personalidades como Barão do Serro Azul, Guido Viaro, Emiliano Pernetta, Helena Kolody foram sepultadas no local. E também são várias as obras de arte presentes como as executadas por João Turin, para o túmulo de André de Barros, com elementos paranistas; e esculturas como a de Pierino Riva, forjada em bronze na Itália pelo escultor Alberto Bazzoni.
Trindade explica que sempre há um responsável pela manutenção dos túmulos. “O túmulo do Barão do Serro Azul, por exemplo, é mantido pela Associação Comercial do Paraná”.
Curitiba conta com quatro cemitérios municipais. O Água Verde, inaugurado em 1888, tem aproximadamente 12 mil túmulos e 96,2 mil sepultados. O São Francisco de Paula é o mais antigo da cidade, fundado em 1854, e contém aproximadamente 5.745 túmulos, havendo 75.042 sepultados. Está localizado no bairro São Francisco.