Os proprietários, que vão receber as convocações na próxima segunda e terça-feira, já foram noticiados por duas vezes pela Sanepar e, agora, serão multados. Em Matinhos estarão sendo convocados para audiência com os promotores 110 proprietários e, em Guaratuba, outros 126.
Aliado
Nas audiências, que acontecem nos próximos dias 15 (Matinhos) e 16 (Guaratuba), os proprietários serão obrigados a apresentar aos promotores as razões pelas quais ainda não atenderam as notificações. Antes, haverá uma apresentação por parte da diretoria da Sanepar sobre o conjunto de ações e obras que foram realizadas no litoral para garantir a balneabilidade das praias.
?O Ministério Público se alia também às ações da Sanepar para garantir que nossas praias fiquem cada vez mais limpas?, disse Stênio Jacob, lembrando que a empresa já está atuando em conjunto com o Instituto Ambiental do Paraná, Batalhão de Polícia Ambiental ? Força Verde e Vigilância Sanitária e vistoriando todos os imóveis, dentro do programa ?Se ligue na rede?.
Procura
Depois de a Sanepar ter efetuado o primeiro lacre de esgoto clandestino, na última terça-feira (1.º), mais de 220 proprietários de imóveis procuraram a companhia, nos últimos três dias, solicitando vistoria ou pedindo informações sobre como efetuar a ligação na rede.
Em paralelo, a empresa continua realizando operações de blitz ao longo dos canais que cortam o município de Matinhos para entregar notificações e efetuar novos lacres. Do total de 509 condomínios, hotéis e pousadas existentes, 398 já estão com a ligação correta à rede de esgoto e o restante está em processo de regularização, sob acompanhamento técnico da Sanepar.