Hoje é o dia da dona-de-casa. Se engana quem pensa que elas passam o tempo todo cuidando da casa, marido e filhos. Além de realizar as tarefas domésticas elas estão procurando outras atividades fora das quatro paredes do lar. A iniciativa só traz benefícios, pois amplia o círculo de amizades e até proporciona renda extra.
A Cooperativa Mista das Donas de Casa foi criada há 12 anos e hoje conta com vinte associadas. Waldete Moreira é uma das mais antigas, faz parte do grupo há 10 anos. Ela conta que, no começo da cooperativa, os filhos de 8 e 10 anos reclamavam, já que mais de uma vez Waldete chegou atrasada para buscá-los na escola. Ela se distraía tanto que chegava a perder a hora. Mas ela não se arrepende de ter dedicado aquelas horas para ela. Hoje, os filhos estão criados e ela continua fazendo o que gosta.
Sílvia Pusch Cobbe, de 47 anos, passou toda a vida cuidando dos filhos e marido. Depois eles cresceram e ela acabou se separando. Como não tinha nenhuma especialização não conseguia colocação no mercado. “A cooperativa abriu uma porta para mim”, diz. Silvia se arrepende de não ter tido forças para enfrentar as reclamações dos filhos e marido e aconselha a outras donas-de-casa a reservar um tempo para projetos pessoais.
Outro benefício da cooperativa é o círculo de amizades que vai se formando. “A gente fica informada, sabendo tudo o que acontece na área”, conclui Sílvia.