Ontem foi o dia mais frio do ano no Paraná, pelo menos até este momento, segundo o Instituto Tecnológico Simepar. A cidade de Palmas, na região Sul do Estado, marcou a temperatura mais baixa: 2ºC negativos. Em Curitiba, os termômetros marcaram 3ºC. Hoje, o frio continua, com previsão de geadas fracas na Região Metropolitana de Curitiba.

continua após a publicidade

De acordo com o meteorologista Samuel Braun, a temperatura mínima na capital paranaense pode variar entre 3ºC e 4ºC. Alguns pontos das cidades vizinhas podem ter um dia ainda mais frio, com 1ºC a 2ºC como parâmetros mínimos. A máxima será de 12ºC. Estão previstas geadas para a madrugada de hoje, mas com fraca intensidade, pois já há uma maior nebulosidade. As geadas devem ser mais intensas nas regiões centro-sul, oeste e sudoeste.

O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e o Simepar alertam a possibilidade de ocorrer ?geada de canela? nas regiões com plantações de café no Estado. O Iapar recomenda os produtores a fazerem o ?chegamento? de terra no tronco dos cafeeiros com idade entre 6 e 24 meses. A terra deve permanecer junto aos troncos até o final de agosto. Somente depois deste tempo é que a terra poderá ser retirada manualmente. Os viveiros precisam ser protegidos com cobertura vegetal ou plástico. Maiores informações sobre como proteger a produção podem ser obtidas no Disque-Geada – (43) 3391-4500.

Amanhã, as temperaturas devem subir um pouco mais em todo o Estado. Em Curitiba, os termômetros vão marcar variações entre 3ºC e 14ºC. Podem ocorrer geadas muito fracas em alguns pontos na Região Metropolitana de Curitiba. Na terça-feira, a nebulosidade será ainda maior. ?A tendência é ter uma semana mais fria, em comparação com semana passada, que estava muito calor. A partir de quarta-feira, o frio começa a perder força?, explica Braun.

continua após a publicidade