Com 5.243 desistentes (9,79% dos inscritos), 48,3 mil candidatos disputam vagas na Universidade Federal do Paraná (UFPR). A primeira fase do vestibular 2014 foi realizada ontem, com 80 questões da prova de conhecimentos gerais. O gabarito com as respostas foi divulgado à noite no www.nc.ufpr.br. O nome dos aprovados na etapa inicial deve sair até 14 de novembro. A segunda fase, com provas discursivas de temas específicos, está marcada para 2 e 3 de dezembro.
Com mais tempo para entrar nas salas – uma hora, contra meia hora nos anos anteriores -, os estudantes tiveram um acesso tranquilo. Houve poucos registros de retardatários e a abstenção ficou dentro da média histórica. Os vestibulandos foram divididos em 27 locais de prova em Curitiba e dois em Palotina, no oeste. Os portões foram fechados às 13h30 e a prova teve início às 14h, com prazo até as 19h para conclusão.
A UFPR oferece 4.513 vagas em 94 cursos. Outras 1.600 vagas serão oferecidas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC), que utiliza as notas obtidas pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Priorizamos o nosso vestibular próprio para favorecer os jovens que vivem no Paraná. Essa é a vocação da nossa universidade, que tradicionalmente tem 90% de alunos paranaenses”, diz o reitor Zaki Akel Sobrinho.
Segundo ele, a UFPR irá reavaliar a adesão ao sistema do MEC após o vestibular deste ano. “No Sisu, as vagas são disputadas em todo o território nacional. Queremos ver se os jovens do Paraná serão prejudicados nesse processo. Se não forem, podemos aderir totalmente nos próximos anos”, afirma.
No vestibular próprio da UFPR, o desempenho no Enem será considerado após a segunda fase e vai representar 10% da nota final. As cotas raciais e para alunos oriundos de escolas públicas também serão aplicadas na segunda fase. A UFPR reserva 40% das vagas para cotistas.