Várias homenagens estão sendo feitas ao arcebispo metropolitano de Curitiba, dom Pedro Fedalto que completa, neste ano, 50 anos de sacerdócio. Ontem à tarde, ele participou da inauguração da nova sede episcopal, na Rua Francisco Juglair, 171, no Mossunguê, em Curitiba.
Segundo padre Aleixo, coordenador da obra, conforme as regras da igreja católica, a aposentadoria dos religiosos é aos 75 anos e dom Pedro já está esperando o anúncio de seu sucessor. Ele procurou deixar uma nova residência episcopal, uma casa mais ampla fora do centro (a antiga é no Largo da Ordem), mas sem luxos.
Padre Aleixo explicou que foi feito um multirão para a construção da casa. O arcebispo já mora na casa há dois dias com o vigário-geral e pessoas que o ajudam. As irmãs religiosas Mensageiras do Amor Divino que cuidam da casa moram nas proximidades.
Nestes 50 anos de dedicação à Igreja, dom Pedro Fedalto conta que a maior emoção foi em 1980, no encontro com o papa, quando ele veio a Curitiba. Sobre as mudanças na igreja, ele foi enfático ao dizer que desde o tempo de Cristo que a Igreja Católica é conservadora, mas sempre fazendo o progresso.
Ontem à noite, no Estádio Couto Pereira, aconteceu uma missa de ação de graças para comemorar os 50 anos de sacerdócio do arcebispo.
