Aos 64 anos de idade, dom Moacyr José Vitti está completando um ano à frente da arquidiocese de Curitiba. Sucessor de dom Pedro Fedalto, o arcebispo foi nomeado pelo papa João Paulo II em 19 de maio e assumiu sua atual função em 18 de junho de 2004 -após trabalhar quatorze anos e meio como bispo auxiliar da capital e quase dois anos como bispo diocesano de Piracicaba.
Ele avalia os últimos doze meses como sendo bastante positivos e conta que orientou seu governo pastoral em três perguntas: Quais os maiores desafios da arquidiocese? Quais as estruturas que devem ser mudadas? O que as pessoas esperam do novo arcebispo? ?Pedi aos padres, aos diáconos, aos líderes da arquidiocese e também a pessoas leigas que respondessem a essas questões?, revela.
Com base nas respostas, dom Moacyr descobriu ter como missão: o combate à pobreza, ao desemprego, à violência, aos problemas de habitação e ao crescimento das seitas; promover a renovação geográfica da arquidiocese, organizando melhor a divisão de setores existentes e realizando a renovação de cargos e da administração da cúria e da mitra; além de ser bom pastor, amigo, aberto ao diálogo e presente na comunidade. ?Acho que o primeiro fruto de meu trabalho foi o maior interesse de todos em participar da igreja. Isso está muito ligado à aprovação do novo plano de ação evangelizadora, ocorrido logo no início de meu governo. O plano visa a aplicação das diretrizes da ação evangelizadora da igreja no Brasil, tendo o anúncio do Evangelho como questão central. O objetivo é a transformação da sociedade, fazendo com que o reino de Deus cresça cada vez mais e mais?, declara.
Também no decorrer desse primeiro ano, a igreja sofreu uma grande transformação com a morte de João Paulo II e a ascensão de Bento XVI. Durante o período de transição, o arcebispo se dedicou à reflexão, constatando o amor do povo pelo antigo papa e a acolhida a um novo líder religioso. ?A aceitação de Bento XVI foi muito tranqüila, sempre acreditando que ele, assim como todos os bispos, foi escolhido pelo Espírito Santo. Foi um momento de grande importância para toda a igreja.?